Destaques de 2010 da SUPER: 10 talentos revelados pela web
por Gustavo Jreige, sócio da agência de publicidade Polvora! e blogueiro do OutrOsOlhOs
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Não é fácil se destacar na internet. Só no Brasil, são cerca de 42 milhões de internautas ativos. Isso significa muita gente produzindo conteúdo, publicando informações, interagindo, criando, empreendendo. A lista a seguir traz 10 talentos brasileiros que emergiram na internet durante esse ano, conseguindo destaque de diferentes formas. Mais do que uma retrospectiva, essa lista traz nomes para ficarmos ainda mais de olho em 2011. Vamos a ela?
FELIPE NETO
No comecinho de 2010 passamos a ter acesso aos Trends Topics brasileiros no Twitter, permitindo saber os assuntos mais falados do país na rede social. Mas foi em maio que um garoto com uma câmera passou a ser comentado por todo mundo. O carioca Felipe Neto, 22 anos, virou estrela do Youtube ao fazer vídeos comentando, em tom alterado, temas do cotidiano. Os vídeos de seu canal “Não faz sentido” já ultrapassam a marca de 65 milhões de visualizações e Felipe possui 890 mil seguidores no Twitter, uma audiência composta, em grande parte, por adolescentes. Polêmico, o garoto alcançou uma popularidade e influencia nunca vistos anteriormente na internet – não precisa muito para que qualquer assunto falado por ele entre nos trendtopics. Agora em dezembro, Felipe estreou um programa no canal de TV a cabo Multishow. Em 2011, o destino é a TV aberta.
VOZ DA COMUNIDADE
Você já imaginou acompanhar a cobertura de uma guerra do ponto de vista dos moradores do local? Pois isso foi possível via Twitter durante os conflitos pela tomada Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Rene Silva, 17 anos, morador do conjunto de favelas, acompanhava tudo que acontecia no morro e relatava em seu perfil. Ele, que há cinco anos criou o pequeno jornal comunitário Voz da Comunidade, e sua equipe realizaram uma Twitcam ao vivo do momento em que a polícia dominava o morro e publicaram diversos detalhes da operação, conseguindo passar informações exclusivas. Um grande feito que certamente será estudado no futuro e que fez com que quase 40 mil pessoas passassem a contar com um correspondente direto da favela.
JULIO VASCONCELLOS
Não reconheceu esse nome? Seu dono é a cabeça por trás do Peixe Urbano, o site de compras coletivas que trouxe para o Brasil o modelo de vendas que virou mania nesse ano. Desde março, o site disponibiliza produtos e serviços com grandes descontos, apostando no volume de vendas. Um sucesso – buscado por centenas de serviços similares que surgiram posteriormente. O Peixe Urbano é líder no segmento e Julio, em 2010, colocou seu nome em destaque entre os mais importantes empreendedores da web no Brasil. Se não bastasse isso tudo, ele ainda foi o primeiro representante do Facebook em nosso país. Nada mal, né?
COLUNA ZERO
Criado em novembro de 2009, o blog sobre meio ambiente Coluna Zero chegou rápido ao sucesso. Em abril desse ano, foi indicado a duas categorias do The Bobs – Best of the Blogs, o mais importante prêmio de blogs do mundo, promovido pelo grupo de comunicação alemão Deutsche Welle. Após apenas 7 meses no ar, o blog escrito pelo publicitário carioca Bruno Rezende faturava o prêmio especial Mudanças Climáticas, o que gerou repercussão na imprensa nacional e estrangeira. Longe de ser um dos canais mais populares da internet brasileira (mesmo hoje, o Twitter dele não chega a 600 seguidores), o Coluna Zero conseguiu relevância ao trazer de forma simples e divertida assuntos ligados a preservação ambiental e sustentabilidade – temas que estiveram bastante em pauta durante 2010.
PABLO PEIXOTO
Rapidez, criatividade e sagacidade. Em 2010, poucas pessoas conseguiram emplacar tantos sucessos no Youtube – e trend topics no Twitter – quanto o publicitário mineiro Pablo Peixoto. Duvida? É dele os divertidos hits “Dunga em um dia de fúria” (indicado ao VMB 2010, da MTV, como webhit), “Tiririca: O Filio do Braziu” e o recente “Raul Seixas – O Inicio o Fim e o Meio”. No ano em que os vídeos dominaram a web, Pablo se destaca ao perceber um assunto popular e transformá-lo rapidamente em vídeo, utilizando recursos de edição e redublagem para conseguir a graça. Fora do Youtube, é também dele (em parceira com o roteirista Fernando Marés de Souza) outro sucesso de 2010: o Tumblr “P*rra, Maurício”, brincando com a obra de Maurício de Sousa, que conseguiu elogios do próprio cartunista e tornou forte a onda de tumblrs “P*rra, alguma coisa”. Agora, ele lança, pela Panda Books, o livro “Cala Boca, Galvão”, com o melhor da tag que virou fenômeno no Twitter.
DANIEL POHL
Nos Estados Unidos diversos cantores ficaram populares por causa da internet – entre eles um dos mais fortes nomes da música no ano, Justin Bieber (a pessoa mais falada do Twitter em 2010). No Brasil, também temos estrelas advindas da web – como Mallu Magalhães e os meninos do Restart. Mas um jovem talento tem conseguido, por conta própria, fazer sucesso com sua música, mas de uma forma diferente: em sessões ao vivo no Twitcam. Daniel tem 20 anos e trabalha em uma locadora de filmes. Nos horários de folga, pega seu violão e toca e canta ao vivo na web, fazendo versões de grandes hits – muitos deles pedidos pelo público. Daniel já chegou a ter seis mil pessoas assistindo simultaneamente a seu show virtual – platéia do sonhos para qualquer músico que está começando. Uma aposta para 2011.
OS BLOGUEIROS DO ROCK’N’BEATS
Um dos melhores blogs de música do país cresceu e virou gente grande esse ano. O Rock’n’Beats começou como um projeto que levava a nova música independente brasileira ao Bar do Zé, em Campinas. Em junho de 2009, nascia o blog que, a partir de janeiro de 2010, ganhou uma redação descentralizada que hoje conta com 15 colaboradores escrevendo diariamente sobre música de forma voluntária. Realizando coberturas dos grandes festivais e shows e tendo um espaço exclusivo para lançamentos de bandas e álbuns, o projeto se destaca como promotor do cenário independente nacional – tendo, inclusive, despertado o interessa da MTV e de várias marcas ligadas a música. O maior feito deles, entretanto, foi a organização da homenagem à vinda de Paul McCartney ao Brasil, com uma coletânea de mais de 20 bandas de todo o Brasil regravando composições do ex-Beatles. Para 2011, o Rock ‘n’ Beats vai assumir a direção de uma casa de shows em Campinas e já tem planos para invadir a capital paulista.
MYSTERY GUITAR MAN
O brasileiro Joe Penna tem 23 anos e vive nos Estados Unidos há 12. Com grande conhecimento em produção e edição de vídeos, ele conquistou todo o mundo na pele do Mystery Guitar Man, personagem de seu videolog no Youtube – um dos mais acessados do planeta. Seus vídeos não prezam pela opinião, o que acontece com outros vloggers, mas pela criatividade: a mistura de tecnologia e arte, especialmente musical, já foi vista por mais de 191 milhões de pessoas. Ele já havia obtido alguns sucessos em anos anteriores, mas foi em 2010 que explodiu. Com um milhão e meio de inscritos, seu canal no site de vídeos é o mais assinado do Brasil e o sexto do mundo, o que rende bons milhares de dólares todo mês. Não bastasse a popularidade e o dinheiro, ele ainda foi escolhido, em junho desse ano, como uma das 10 principais revelações do ano em direção pelo festival de publicidade de Cannes. E ele faz tudo isso de seu próprio quarto.
PEDREIRO ONLINE
Cantadas de pedreiro sempre foram divertidas. Quando elas ganharam o Twitter, garantiram risadas a qualquer hora e lugar. O perfil @pedreiro_online publica xavecos engraçados e surreais, fazendo comparações esdrúxulas. Com frases como “Gata me chama de Twitter e aparece na minha home, sua linda”, o perfil, que surgiu em agosto desse ano e é administrado por três mulheres, @bicmuller, @fuckmeplease e @joycelular, fez sucesso e hoje tem mais de 50 mil seguidores. Graças a ele, expressões como “sua linda” ficaram bastante populares até mesmo fora do Twitter. É um belo representante do humor twitteiro.
PC SIQUEIRA
“Oi, como vai você?”, pergunta PC Siqueira ao começo de cada vídeo publicado em seu canal no Youtube, “Mas Poxa Vida”. Ele, vai bem, muito bem. Com um estilo peculiar e falando de maneira engraçada e rabugenta dos mais variados assuntos, PC foi o responsável por trazer ao Brasil a onda dos videologs – o tipo de edição que utiliza, inspirado em vlogs norte-americanos, virou marca registrada desse tipo de vídeo. Seu humor, criativo e tendendo ao nonsense, o fez ter uma legião de fãs – são 516 mil seguidores no Twitter e mais de 46 milhões de visualizações em seus vídeos. Seus programas são exibidos na TV como quadro do “Comédia MTV”, mas PC já está em negociações para ter uma atração só sua na TV aberta.