Destaques de 2010 da SUPER: As 10 melhores estreias do cinema
por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, do Jovem Nerd
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Fazer listas é convidar a polêmica pela porta da frente. É claro que haverá discórdia, ainda mais quando falamos de cinema, que atinge as paixões de públicos tão distintos. Neste caso, decidimos colocar a diversão como critério de classificação (e desempate) para nossa lista dos 10 melhores filmes de 2010. Não analisamos o valor artístico, a fotografia ou roteiro. Estes são os filmes que abriram um sorriso e um sentimento de satisfação intenso em nossas almas ao rolar dos créditos.
10 – Kick Ass
É uma das melhores adaptações dos quadrinhos para o cinema. Sem ser completamente literal, o filme completa a história inacabada no papel. Mix de elementos dos gibis de ação, mostra que o único problema de ser um super-herói sem poderes é que seus ossos quebram e isso dói muito.
9 – A Rede Social
Nos anos 90, “Os Piratas do Vale do Silício” mostrou a ascensão de Jobs e Gates. Com melhor orçamento e execução, agora é a vez de “A Rede Social” resgatar este espírito. Dirigido por David Fincher e com bons atores, o filme é menos sobre tecnologia e mais sobre relacionamentos e negócios.
8 – Homem de Ferro 2
O diretor do filme Jon Favreau conseguiu transformar um super-herói pouco conhecido pelo público geral em um dos mais populares da atualidade. O ator principal, Robert Downey Jr., até ganhou estátua de cera no museu Madame Tussaud’s e a armadura, um local especial só para ela. Para completar, em “Homem de Ferro 2”, Tony Stark tira onda que é cientista espacial! Diversão garantida para todos.
7 – Tropa de Elite 2
A maior bilheteria do cinema nacional fez por merecer com um roteiro impecável, extremamente inteligente e realizado com maestria e um ritmo hipnotizante. Infelizmente a tropa de elite se tornou uma coadjuvante, mas esse foi o preço por uma história mais cabeça.
6 – Esquadrão Classe A
O filme pode entrar na enorme lista de remakes que não dariam certo, mas que acabou entrando para a pequena lista dos que deram! Os quatro mercenários mais divertidos da década de 80 ganharam uma roupagem nova que agradou até quem nunca tinha ouvido falar da série.
5 – Karate Kid
O filme sofreu com preconceito da antiga geração de fãs desde que foi anunciado. Acabou arrebatando uma nova geração e amolecendo os velhos corações. Atualizou o filme de forma respeitosa e empolgou tanto quanto o original.
4 – Machete
O filme é uma expansão do trailer falso criado por Robert Rodriguez para o filme combo Grindhouse, feito em parceria com Tarantino. A participação dos lendários Robert De Niro e Steven é notável, mas Danny Trejo se torna mais do que isso. Uma divindade do trash sanguinário que reinará absoluto por muitos anos.
3 – Os Mercenários
Não tem roteiro algum, mas tem muita história. O retorno dos brucutus mais consagrados do cinema (agora juntos) para explodir tudo o que aparece pela frente foi uma agradável injeção de nostalgia e adrenalina para uma geração inteira, órfã de seus heróis.
2 – A Origem
Já virou Meme de internet: “In Nolan we trust”. A confiança cega do público em Christopher Nolan se enraíza a cada cabeça do diretor. É raro sair de uma sessão de cinema querendo debater um filme noite adentro como ocorreu quando vimos o longa, não é mesmo? “A Origem” pode não ter abordado um tema original, mas foi executado com maestria e deu o que falar.
1 – Toy Story 3
Quando menos se esperava, lá vem a Pixar armada de um de seus roteiros mais divertidos e comoventes. Pode-se dizer, sem medo, que talvez tenha sido o melhor. Fez o público rir, chorar e sair do cinema de alma lavada.