Destaques de 2010 da SUPER: Os 10 lançamentos mais esperados em 2011
por Bruno Garattoni
2011 será um bom ano para os gadgets. Haverá lançamentos importantes, que há muito tempo são aguardados pelos fãs de tecnologia – com direito a uma ou outra surpresa revolucionária. Podem guardar este texto, e daqui a um ano vocês me cobram (vou acertar tudo!). Vamos lá:
10 – TV de OLED – e grande
As telas com a tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode) são muito melhores do que qualquer LCD ou plasma. Um dia, elas irão dominar o mercado. E essa virada começa em 2011, com o lançamento comercial da primeira TV OLED de tela grande. Ela terá generosas 55 polegadas – quase 4 vezes mais do que as minúsculas OLED atuais (que mal servem como monitor de portaria). Será lançada por Samsung, LG ou Sony, e vai custar uma fortuna. Mas será o começo de uma nova era.
9 – PlayStation Phone
Quase todo mundo gosta de jogar um joguinho no celular de vez em quando. Mas Fruit Ninja e Angry Birds não são Super Mario: os games no celular ainda não atingiram o grau de sofisticação e força cultural que podem, e merecem, ter. Quem sabe com este aparelho, que está sendo desenvolvido pela Sony Ericsson e pode fazer pelos celulares o que o PlayStation fez pelos consoles de mesa. Ele terá um gamepad de verdade, como nos videogames de verdade. E promete jogos à altura.
8 – HP Palm Tablet
A Palm estava morrendo. Aí, contratou alguns dos melhores engenheiros da Apple e criou um celular que estava a frente de seu tempo: o Palm Pre, cheio de funções que acabaram sendo copiadas pelo iPhone e pelo Android. Agora pertencente à HP, a pequena Palm está cheia de dinheiro e entusiasmo para tocar seu novo projeto – um tablet baseado no sistema operacional WebOS (o mesmo do Pre), que pode provocar uma virada no mercado. Ele só tem um obstáculo. O…
7 – iPad 2
Será mais leve. Terá duas câmeras, uma para fotos e outra para videoconferência. E sua tela será melhor. Talvez, incrivelmente melhor: para colocar a tecnologia Retina Display no iPad 2, que é o que todo mundo espera, a Apple terá de produzir uma tela com 4,9 milhões de pixels de resolução – o dobro de uma televisão Full HD, na pequena tela do iPad. Será que é possível? Se for, haverá uma avalanche de donos de iPad “1” vendendo seus aparelhos usados no MercadoLivre.
6 – O tablet de R$ 500
Já existem tablets, como o Galaxy Tab, baseados no sistema operacional Android. Mas são aparelhos caros e prematuros – o Google ainda não adaptou o Android para uso em tablets. Em 2011, isso vai acontecer: e as marcas xing-ling vão inundar o mercado com tablets de baixo custo, rodando o novo sistema Android 3.0 (Honeycomb), com touchscreen capacitivo e preço bem acessível. Todo mundo vai ter um.
5 – Windows 8
Depois do desastre que foi o Windows Vista, a Microsoft reencontrou o caminho no Windows 7, um ótimo sistema operacional. No Windows 8, ela tentará dar o pulo definitivo – e extinguir de vez a possibilidade de vírus e pau no computador. Graças a tecnologias de virtualização e computação em nuvem, o novo Windows será essencialmente indestrutível. Se essa promessa se confirmar, ele terá ultrapassado tecnologicamente o Mac. Um momento histórico.
4 – Kindle Color
Os tablets têm um problema crônico: não são bons para ler livros, pois a luz da tela acaba machucando os olhos. A solução para isso é a tecnologia de papel eletrônico, presente no Kindle. Só que ela é lenta e preto-e-branco, ou seja, não serve para as outras funções típicas de um tablet (navegar na internet, ver vídeos etc). Mas a empresa E-ink, fabricante das telas de papel eletrônico, já tem um protótipo que resolve tudo isso. Ele deve chegar ao mercado em 2011. E matar o livro.
3 – Nintendo 3DS
Ver filmes e games em 3D é superlegal. Usar óculos 3D, não: depois de um certo tempo, incomoda e cansa mesmo. Mas o novo console portátil da Nintendo vai acabar com esse problema: será o primeiro produto de massa a usar o sistema de tela autoestereoscópica, que foi inventada pela Sharp e gera imagens 3D sem nenhum tipo de óculos. O Nintendo 3DS será uma revolução. Até quem não liga pra consoles portáteis (ou pra games) terá um.
2 – iPhone 5
Ele vai corrigir os problemas de antena do iPhone 4. Mas sua principal novidade deverá ser outra. Ao que tudo indica, o novo iPhone terá um chip do tipo Near Field Contact (NFC), e por isso poderá ser usado como meio de pagamento numa infinidade de situações – como crachá de empresa, bilhete de ônibus, cartão de crédito, ingresso de show etc. Finalmente, o celular vai tomar o lugar do dinheiro. E você não precisará mais carregar a sua carteira.
1 – Wii HD
O Wii mudou o mundo, mas continua na era da baixa definição: é o único dos consoles de videogame da atual geração que não produz imagens em HD. Em novembro de 2011, a Nintendo deve comemorar os 5 anos do lançamento do Wii apresentando a nova versão dele. Que além de gráficos (bem) melhorados, também deverá trazer uma grande inovação na maneira de jogar – virá com um headset que lê as suas ondas cerebrais.