Destaques de 2010 da SUPER: Os 10 melhores projetos multimídia
por Tiago Dória, jornalista, pesquisador de mídia e autor do tiagodoria.com.
COLABORAÇÃO PARA A SUPERINTERESSANTE
Este ano foi marcado pela chegada dos tablets e da versão 5 do HTML, principal linguagem usada para formatar páginas na internet. A visualização de dados também virou assunto nos principais blogs e conferências sobre mídia e tecnologia. Velhos conceitos sobre web estão finalmente entrando em prática, como o de Daily Me. E novos formatos – newsgames e videoclipes interativos – têm se consolidado; sinal de que a internet fica cada vez mais pessoal e interativa.
Flipboard
Neste ano, finalmente, alguém conseguiu aplicar o conceito de Daily Me, popularizado por Nicholas Negroponte nos anos 90. Ou seja, criar uma publicação digital de acordo com as nossas preferências. É um aplicativo para iPad que monta uma revista digital com base em quem você segue no Twitter e tem como contato no Facebook. O seu círculo social funciona como um filtro e um modo de personalizar as notícias.
Public Videos
É criação de um brasileiro, o desenvolvedor Fabricio Zuardi. A ideia é simples e eficiente. O site funciona como um banco de vídeos, gratuito e com licenças de direitos autorais que permitem o uso livre. É bem útil para quem precisa de um vídeo para ilustrar um videocast, um videoclip ou uma videorreportagem.
The Wilderness Downtown, primeiro videoclipe em HTML5
O HTML5 é a nova promessa da internet, vai trazer mais interatividade à web. A Google foi rápida e utilizou a linguagem para criar o videoclipe interativo “The Wilderness Downtown” para a música “We used To Wait”, da banda Arcade Fire. O clipe mostra todas as possibilidades da nova versão do HTML.
BBC Dimensions
É bastante comum jornalistas utilizarem proporções em um texto. Algo como – “50 mil reais, o que equivale ao salário de não sei quantos meses de um médico”. A BBC aplicou tal princípio na área de visualização de dados. O Dimensions permite que você projete uma determinada área em um mapa. Assim, você pode, por exemplo, projetar sobre a cidade de São Paulo a área de 3,6 km² onde ocorre o Festival de Glastonbury. Dessa forma, é possível ter uma ideia mais precisa da dimensão do festival de música.
Ushahidi
O Ushahidi recebeu prêmios e se destacou neste ano. É uma “tecnologia de crise”, uma plataforma de gestão e visualização de dados, capaz de mapear os locais que mais precisam de ajuda em uma região afetada por um terremoto ou uma enchente. As pessoas podem enviar informações sobre pessoas desaparecidas, falta de água, desabamento de prédios etc. Tudo direto do celular. Foi utilizada no Haiti, após o forte terremoto ocorrido em janeiro.
Touching Stories
A agência Domani Studios, em conjunto com a produtora Tool of North America, lançou a Touching Stories, série de 4 filmes em formato de aplicativo produzida exclusivamente para o iPad. Para interagir com a história, você deve tocar em pontos da tela, além de balançar e virar o iPad de um lado para o outro. Merece entrar na lista por ser um dos primeiros filmes produzidos para o tablet.
Twitter Buzz da CNN
A Copa do Mundo foi marcada pelos infográficos. Publicações, emissoras de TV e até anunciantes utilizaram os gráficos para passar a sua mensagem. A CNN lançou o Twitter Buzz, inteligente interface que mostrava o que era mais discutido no Twitter a respeito da Copa.
Balance the Budget 2010
O jornal Gotham Gazette, de Nova York, passou a investir em newsgames. No Balance Budget 2010 você pode montar, de forma simulada, o plano de orçamento para a cidade de Nova York e compará-lo com o orçamento feito pelo prefeito Bloomberg. Dessa forma, há uma melhor noção de como a cidade gasta o dinheiro público.
Animated News, da Next Media
De uma forma ou outra, você deve ter trombado na web com as animações produzidas pela Next Media, maior grupo de mídia de Hong Kong. São animações utilizadas no jornal online deles. Parecem aquelas animações presentes em jogos de Xbox 360 e PS3, mas, na verdade, são desenvolvidas para relatar assuntos sérios, como o julgamento do jogador de golfe Tiger Woods ou os vazamentos de informações pelo Wikileaks. Vale entrar na lista pela excentricidade, ou talvez ousadia, dos jornalistas de Hong Kong.
Daytum
Em meio ao burburinho em torno da visualização de dados, o Daytum permite que uma pessoa monte infográficos sobre qualquer assunto. Você pode inserir a cada dia qualquer informação pessoal; por exemplo, o que comeu em cada almoço, e, ao final da semana, montar um infográfico sobre como foi a sua alimentação – comi muita pizza, pouca salada etc. A intenção é facilitar a visualização de informações pessoais.