PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Os 7 sinais que indicam que você está apaixonado

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 10h13 - Publicado em 1 jun 2015, 17h27

Nem sempre dá pra sacar de é paixão, se as noites não dormidas são por causa da pessoa amada ou se a perda de apetite também é culpa dela. Como funciona a química da paixão? E quais são os sete sinais que indicam quando você realmente se apaixonou? Confira na lista feita por Marcia Kedoux, originalmente publicada em O Livro Proibido do Sexo.

1. A excitação

sexo1

Você pensa mais em sexo do que de costume, porque a testosteroma, hormônio que aumenta a disposição para o contato físico, está a mil.

 

2. Felicidade

giphy

O mundo passa a ser um lugar lindo de se viver. Seu cérebro é pura dopamina, a substância do prazer.

Continua após a publicidade

 

3. Taquicardia

sexo-3

A dopamina é precursora da nerodrenalina, que faz subir a frequência dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão.

 

4. Vício

giphy-4

Continua após a publicidade

A alta concentração de dopamina aciona o mesmo circuito cerebral percorrido pela cocaína e pelas anfetaminas. E também causa efeitos-rebote: você tem vontade de repetir a dose o tempo todo e passa por crises de abstinência.

 

5. Insônia

giphy-3

Uma pesquisa da Universidade de Pisa, na Itália, mostrou que os apaixonados passam aproximadamente seis meses com uma concentração do neurotransmissor serotonina 40% menor do que o normal. Como o delicado equilíbrio dessa substância no organismo é fundamental para regular o sono, você fica ligado. Depois desse tempo, a tendência é voltar às quantidades adequadas.

Continua após a publicidade

 

6. Perda de apetite

sexofome

A serotonina mais baixa e a dopamina nas alturas causam a diminuição do apetite. Seu cérebro não precisa de comida para ter prazer – ele já conseguiu outra fonte inebriante.

 

7. Fixação

giphy-2

O estudo italiano identificou que quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo, doença que estimula comportamentos repetitivos, também tem cerca de 40% menos serotonina no cérebro. A semelhança explicaria por que os recém-apaixonados não desgrudam do celular esperando um telefonema, checam as redes sociais e as caixas de mensagens a cada segundo, não conseguem se concentrar no trabalho ou nos estudos nem falar de outra coisa que não seja o objeto da paixão. É uma obsessão momentânea, uma leve compulsão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.