Retrospectiva 2013: 10 melhores jogos do ano
Por Lucas Patrício
No ano em que dois novos videogames foram lançados, nenhum jogo exclusivo para eles chamou atenção suficiente para entrar em nossa lista dos 10 melhores jogos do ano. Confira quais foram os games que desafiaram a nova geração e fizeram nossa cabeça em 2013.
10. Animal Crossing: New Leaf (Nintendo 3DS)
O despretensioso Animal Crossing parece um jogo simples e até besta. Parece. Quando você percebe, está cavando fósseis, fazendo jardins, decorando sua casa e capturando besouros loucamente. Animal Crossing: New Leaf é um exemplo de como se fazer um jogo social incrível sem depender de micro-transações.
9. Candy Crush Saga (PC, Mobile)
Talvez esse tenha sido o game mais jogado do ano. Candy Crush não é inovador, mas assim como Angry Birds, utiliza bem todas as mecânicas sociais para deixar qualquer um extremamente viciado nas centenas de fases. Delicious!
8. Gone Home (PC)
A grande surpresa indie do ano é uma aventura impressionante. Em Gone Home você explora uma casa e descobre, aos poucos, detalhes de uma história envolvente. Bom ver mecânicas de jogos tão tradicionais sendo utilizadas em jogos profundos e acessíveis. Uma aventura que você precisa jogar.
7. Super Mario 3D World (Wii U)
Não se pode duvidar do encanador da Nintendo. Estávamos desconfiados, mas 3D World é mais uma aula de design de fases do bigodudo. Ideias incríveis executadas de formas simples e divertidas em um jogo que ajudou nosso Wii U não acumular tanto pó no final do ano.
6. Pokémon X/Y (Nintendo 3DS)
A nova geração dos monstrinhos da Nintendo deu um passo na direção correta. Manteve tradições da série, mas também evoluiu em diversos aspectos. Só por ter os mais de 700 Pokémon em 3D com animações próprias, já merece estar em nossa lista.
5. The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (Nintendo 3DS)
Um jogo que brinca com a nostalgia. Sequência de um dos maiores clássicos de todos os tempos, A Link Between Worlds se provou perfeito para o Nintendo 3DS, uma aventura empolgante e divertida. Se você nunca jogou A Link to the Past, do Super Nintendo, essa é uma das formas de se redimir de um dos maiores erros da sua vida.
4. The Last of US (PlayStation 3)
Uma narrativa adulta e um jogo que prova que o PlayStation 3 ainda tem muito gás. The Last of Us conta com atuações impressionantes e uma história que envolve do começo ao fim. Um jogo para ser apreciado em cada detalhe.
3. Rayman Legends (Xbox 360, PS3, Wii U e PS Vita)
Talvez o melhor jogo de plataforma de todos os tempos, Rayman Legends é ousado e completo. Sua versão para Wii U conta com uma experiência de segunda tela sem precedentes. É lindo e divertido.
2. GTA V (Xbox 360 e PS3)
Um primor técnico, GTA V é tudo que os fãs queriam: um enorme playground com inúmeras coisas a se fazer – todas muito divertidas. GTA V só não está em primeiro lugar porque seu enredo engasga e, mesmo com personagens brilhantes, deixa um pouco a desejar. Ainda assim, um dos melhores jogos dessa geração.
1. Bioshock Infinite (Xbox 360, PS3 e PC)
Bioshock Inifinite é um jogo que nos faz refletir. Talvez esse seja o melhor exemplo de como uma história só pode ser contada por meio de um jogo. Um trabalho incrível de narrativa e construção de universo fictício. Uma obra que nos deixou de luto dias após encerramos. Um jogo que marca nossas vidas, e por isso não poderia estar em outra posição da lista.
Menções honrosas:
Tomb Raider (Xbox 360, PS3, PC), FIFA 14 (multiplataforma), Resogun (PS4), Forza Motorsport 5 (Xbox One), The Legend of Zelda: Wind Waker HD (Wii U), Luigi’s Mansion: Dark Moon (3DS), Assassin’s Creed IV: Black Flag (multiplataforma), Splinter Cell: Blacklist (multiplataforma) e Fire Emblem: Awekening (3DS).
Veja todos os textos da Retrospectiva 2013 da SUPER.