PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Cientistas inventam mecanismo para “enxergar” através de paredes

Não é a primeira vez que a ciência se inspira na ficção para produzir novas descobertas. Lembra da armadura do Homem de Ferro que o Exército americano está construindo? Agora pesquisadores do Laboratório de Ciência  da Computação do MIT resolveram tornar realidade um superpoder que muita gente sempre quis ter: a visão de raio-x. Para […]

Por Carolina Vilaverde
Atualizado em 20 ago 2024, 11h01 - Publicado em 23 out 2013, 21h50

super

Não é a primeira vez que a ciência se inspira na ficção para produzir novas descobertas. Lembra da armadura do Homem de Ferro que o Exército americano está construindo? Agora pesquisadores do Laboratório de Ciência  da Computação do MIT resolveram tornar realidade um superpoder que muita gente sempre quis ter: a visão de raio-x.

Para criar o novo mecanismo, a equipe utilizou 3 antenas acopladas a uma parede, com um metro de distância entre cada uma. Dessas antenas, duas serviam para transmitir ondas que refletiam os movimentos de uma pessoa andando na sala ao lado e uma as recebia. Essa antena receptora passava as informações para um computador, que processava os dados para localizar a pessoa.

Você deve estar pensando: “mas esse tipo de visão já existe com sistemas de rastreamento por wi-fi!”. Sim, é verdade. Mas, o impressionante do sistema criado pelo MIT é que ele é capaz de apontar a localização com uma margem de erro de apenas 10 centímetros – e isso traz mais precisão do que os métodos em que a pessoa segura um dispositivo transmissor na própria mão. “O que estamos fazendo aqui é gerar localização através de uma parede sem que a pessoa segure qualquer transmissor ou receptor. Estamos usando simplesmente reflexos do corpo humano”, explica o Ph.D Fadel Adlib.

Essa particularidade, porém, também tem um lado perigoso: qualquer um pode espionar outro ambiente, sem que as pessoas fiquem sabendo que estão sendo vigiadas. Por enquanto, não é preciso se preocupar. Os pesquisadores ainda precisam melhorar alguns pontos do sistema para que ele atinja seu potencial. Um dos desafios é fazer com que o mecanismo funcione com mais de uma pessoa ao mesmo tempo no ambiente. Além disso, as pessoas ainda aparecem representadas como pontos vermelhos na tela do computador. A ideia deles é mudar essa representação para silhuetas.

Continua após a publicidade

Veja o vídeo que explica o processo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=caVZZYbZV_4?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Via Dvice

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.