PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Como o Facebook piora a depressão

Por Fabio Marton O Facebook é o lugar onde todo mundo se encontra. Você, sua bisavó e seu cachorro têm perfil. Lá você encontra o conhecido de internet postando seu novo avatar com sobretudo preto e cigarro na mão, se esforçando para acertar a melhor pose de clipe dark dos anos 80. Seguido por aquele […]

Por Redação Super
Atualizado em 4 set 2024, 09h12 - Publicado em 8 abr 2015, 22h51

Por Fabio Marton

O Facebook é o lugar onde todo mundo se encontra. Você, sua bisavó e seu cachorro têm perfil. Lá você encontra o conhecido de internet postando seu novo avatar com sobretudo preto e cigarro na mão, se esforçando para acertar a melhor pose de clipe dark dos anos 80. Seguido por aquele ex-colega do segundo grau posando com sua camionetona reluzente a caminho de Barretos. O que acontece quando os dois se encontram? O deprimido leva a pior.

Depressão

Essa foi a conclusão da professora Mai-Ly Nguyen Steers, do Departamento de Psicologia da Universidade de Houston (EUA). Ela tentou descobrir como sintomas depressivos interagem com o uso da rede social. Foram dois estudos, um deles encontrando uma correlação entre depressão e uso do Facebook apenas em homens, um segundo indicando que isso acontece em ambos os gêneros.

Nguyen notou que os deprimidos tendem a se comparar com seus amigos, vendo suas realizações como carreiras, relacionamento, família, posses. Daí se sentem péssimos. E a coisa acaba por se tornar uma obsessão.

Não quer dizer que o Facebook causa depressão, mas que sentimentos depressivos e muito tempo no Facebook, comparando-se com os outros, tendem a andar juntos”, afirma a pesquisadora. “Você não pode realmente controlar o impulso de comparar porque nunca sabe o que seus amigos vão postar. Além disso, a maioria dos amigos de Facebook tende a postar as coisas positivas que acontecem em suas vidas, deixando de lado o que é ruim. Se comparamos nós mesmos com os ‘destaques da vida’ dos amigos, isso pode nos levar a achar que a vida deles é melhor que realmente é. E, por conseguinte, fazer a gente se sentir pior a respeito de nossas próprias vidas”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.