PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

O lado que você “mais usa” no cérebro não influencia a sua personalidade, diz estudo

Por Vinícius Giba Foto: Getty Images Sabe aquela história que você ouviu da sua tia sobre a relação entre o lado do cérebro que você mais usa e a sua personalidade? Aquela que diz que um hemisfério cerebral direito mais ativo resulta numa personalidade criativa e o hemisfério esquerdo mais ativo, numa personalidade mais lógica […]

Por Redação Super
Atualizado em 20 ago 2024, 11h10 - Publicado em 16 ago 2013, 22h12

Por Vinícius Giba

The Grant Museum Of Zoology Houses A Collection Of Weird And Wonderful Artefacts

Foto: Getty Images

Sabe aquela história que você ouviu da sua tia sobre a relação entre o lado do cérebro que você mais usa e a sua personalidade? Aquela que diz que um hemisfério cerebral direito mais ativo resulta numa personalidade criativa e o hemisfério esquerdo mais ativo, numa personalidade mais lógica e analítica? Então…

Não existem evidências científicas que suportem essa ideia. A SUPER já tinha cantado essa pedra em 2009, lembra? E agora, num estudo mais recente, pesquisadores da Universidade de Utah testaram a hipótese monitorando os cérebros de 1011 participantes através de ressonâncias magnéticas funcionais (técnica que permite visualizar atividade cerebral). Aos participantes foi pedido que não pensassem em nada e chegassem a um estado de quase-sono.

Continua após a publicidade

Assim, foi possível identificar quais partes do cérebro estavam naturalmente mais ativas. E não houve padrão que pudesse confirmar a teoria. O autor principal do estudo, Jared Nielsen, afirmou que “talvez tipos de personalidade não tenham nada a ver com um lado do cérebro ser mais ativo, mais forte ou mais conectado.”

Isso não quer dizer que não existam tipos diferentes de comportamento e cognição. Eles só não são diretamente relacionados à atividade de um hemisfério. A dica do pesquisador é que deveríamos entender melhor os tipos de personalidade associados aos hemisférios e como eles se relacionam com cada um de nós em vez de dividir as pessoas em grupos como left-brained e right-brained.

Via Gawker

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.