Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Parasita faz com que ratos nunca mais tenham medo de gatos

Por Lívia Aguiar O parasita que causa toxoplasmose, doença que atinge cerca de um terço das pessoas no mundo todo e afeta a maioria dos mamíferos e aves, pode ter a capacidade de alterar permanentemente uma função no cérebro dos ratos que os faz ter medo de gatos. A descoberta foi feita por cientistas dos […]

Por Redação Super
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 24 set 2013, 22h21

Cat In A Jar

Por Lívia Aguiar

O parasita que causa toxoplasmose, doença que atinge cerca de um terço das pessoas no mundo todo e afeta a maioria dos mamíferos e aves, pode ter a capacidade de alterar permanentemente uma função no cérebro dos ratos que os faz ter medo de gatos. A descoberta foi feita por cientistas dos departamentos de biologia molecular e de medicina da Universidade de Berkeley, nos EUA.

Toxoplasma gondii já era conhecido por eliminar o medo inato dos ratos por gatos – a descoberta publicada este mês é que essa alteração no cérebro dos roedores pode ser para sempre. Os pesquisadores constataram que após três semanas os ratos já não tinham medo algum do cheiro de gatos e que, mesmo após meses livres do parasita, eles continuavam destemidos. E eles não só perdem o medo, mas se tornam levemente atraídos pelo cheiro dos felinos. Essa constatação levanta a possibilidade que o protozoário cause uma mudança permanente na estrutura cerebral.

Mas por que causar esse efeito nos ratinhos? A hipótese levantada pelos cientistas é que foi uma adaptação evolutiva do Toxoplasma gondii. Veja bem, o parasita só consegue se reproduzir no estômago dos gatos, então a melhor alternativa para os protozoários que vieram a infectar ratos é fazer com que seu hospedeiro seja comido.

Em humanos, a toxoplasmose está ligada a mudanças no comportamento e a esquizofrenia. Pessoas com esquizofrenia têm mais chances de serem infectados pelo Toxoplasma e medicamentos usados para tratar a psicopatologia podem inibir a replicação do parasita.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.