PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!
Continua após publicidade

Pesquisa mostra que mamíferos podem ter surgido bem antes do que se imaginava

Pesquisadores acreditavam (baseados em anos de pesquisa) que os mamíferos surgiram no período Jurássico Médio, entre 176 e 161 milhões de anos atrás. Mas um estudo recente feito com fósseis de três espécies parecidas com os esquilos atuais sugere que os mamíferos podem ter se originado há muito mais tempo que isso: há cerca de 208 […]

Por Lucas Baptista
Atualizado em 3 set 2024, 10h05 - Publicado em 13 set 2014, 00h00

California Turns To Birth Control To Stop Squirrel Overpopulation

Pesquisadores acreditavam (baseados em anos de pesquisa) que os mamíferos surgiram no período Jurássico Médio, entre 176 e 161 milhões de anos atrás. Mas um estudo recente feito com fósseis de três espécies parecidas com os esquilos atuais sugere que os mamíferos podem ter se originado há muito mais tempo que isso: há cerca de 208 milhões de anos, no período Triássico (período mais antigo da era mesozoica).  A conclusão é de paleontólogos do Museu Americano de História Natural e da Academia Chinesa de Ciências.

As três espécies – Shenshou lui, Xianshou linglong e Xianshou songae – foram descritas a partir de seis fósseis completos encontrados na China e foram reunidas em um novo grupo, chamado de Euharamiyida. Os pequenos “esquilos” pesavam entre cerca de 28 g e 283 g e se alimentavam de insetos, nozes e frutas.

Os cientistas encontraram uma grande diferença entre os dentes dos esquilos atuais e os dessas espécies: estes têm  dentes “esquisitos”, com relevos e partes pontiagudas, confirmando que houve uma grande evolução de lá para cá. De acordo com os pesquisadores, os animais também tinham rabos e pés que indicavam que eram moradores de árvores.

“Eles eram ótimos alpinistas e provavelmente passaram mais tempo em árvores do que os esquilos de hoje”, disse o co-autor do estudo, Jin Meng, curador da divisão de Paleontologia do Museu Americano de História Natural. “Seus pés e mãos foram adaptados para agarrar galhos, mas não eram tão bons e rápidos quanto os esquilos ao caminhar ou correr no chão”, completou.

Continua após a publicidade

 

Via Science Daily

Foto: Getty Images/ Imagem meramente ilustrativa

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.