Primeiro coração artificial definitivo é implantado em paciente na França
Por Débora Zanelato Cirurgiões franceses implantaram com sucesso o Carmat, um coração artificial definitivo, em um paciente humano pela primeira vez. O implante aconteceu no final do ano passado e é o único a reproduzir o movimento natual das correntes sanguíneas do corpo humano. O aparelho combina componentes mecânicos e tecido cardíaco de vacas e […]
Por Débora Zanelato
Cirurgiões franceses implantaram com sucesso o Carmat, um coração artificial definitivo, em um paciente humano pela primeira vez. O implante aconteceu no final do ano passado e é o único a reproduzir o movimento natual das correntes sanguíneas do corpo humano.
O aparelho combina componentes mecânicos e tecido cardíaco de vacas e foi desenvolvido para durar até cinco anos. Até então, os corações artificiais padrão só podem ser utilizados por um curto período, porque danificam as células do sangue e o material plástico pode causar coagulação.
Já o novo coração artificial responde às necessidades fisiológicas do paciente (como quando ele quiser correr, por exemplo, aumentando a frequência cardíaca) e possui câmaras flexíveis que empurram o sangue para o sistema circulatório. Ah, e graças aos tecidos de coração bovinos utilizados, também evita o risco de coagulação.
A desvantagem, no entanto, é que o novo coração artificial pesa quase um quilo e custa algo próximo de 500 mil reais.
https://www.youtube.com/watch?v=7Rs1z9XigUA
Homem de lata aguarda ansioso.
Via Dvice
Imagem: Divulgação/Carmat