PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Sonda da Nasa pousa em planeta-anão e pode ajudar a desvendar mistério

Há sete anos, a Agência Espacial Americana, a Nasa, lançava a sonda Dawn ao espaço com o intuito de descobrir mais mistérios sobre o começo do Sistema Solar. A nave espacial pousaria nos dois maiores habitantes do cinturão de asteroides (uma região do sistema que fica bem próxima entre as órbitas de Marte e Júpiter), […]

Por Lucas Baptista
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 6 mar 2015, 19h50

nasa

Há sete anos, a Agência Espacial Americana, a Nasa, lançava a sonda Dawn ao espaço com o intuito de descobrir mais mistérios sobre o começo do Sistema Solar. A nave espacial pousaria nos dois maiores habitantes do cinturão de asteroides (uma região do sistema que fica bem próxima entre as órbitas de Marte e Júpiter), Ceres e Vesta.

Mas o por que  a gente está falando disso? Simplesmente porque, após 4.9 bilhões de quilômetros percorridos e, como dissemos, SETE ANOS, a Dawn chegou ao planeta-anão Ceres.

“Temos muito trabalho a fazer esse ano, mas o importante é que agora estamos na estação com amplas reservas, e um plano robusto para obter os nossos objetivos de ciência”, afirmou Chris Russel, da Universidade da Califórnia, principal investigador da missão Dawn.

Um dos tais “objetivos de ciência” é especial. É que no mês passado, quando a nave estava a caminho de Ceres, ela captou uma imagem de uma luzes brilhantes meio estranhas no planeta. Olha só:

Continua após a publicidade

Sonda da Nasa pousa em planeta-anão e pode ajudar a desvendar mistério

A gente bem queria que o brilho viesse de uma festinha alienígena. Mas é mais provável que a origem da “luz” seja uma reserva de gelo por lá – o que é igualmente animador. Afinal, onde há água é bem mais fácil haver alguma forma de vida. Na verdade, que Ceres já teve um oceano gelado em seu núcleo, todo mundo já sabe. A suspeita é que uma parte dessa reserva tenha se tornado um lago ou um mar na superfície. Vamos acompanhar…

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.