Sonda Rosetta pousará pela primeira vez em um cometa
A sonda Rosetta está em uma longa jornada desde que foi lançada ao espaço em 2004. Após viajar durante uma década pelo sistema solar, a sonda se prepara, enfim, para se reunir com seu alvo. Desde agosto, o objetivo da Rosetta é pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. É a primeira vez que uma espaçonave tocará a […]
A sonda Rosetta está em uma longa jornada desde que foi lançada ao espaço em 2004. Após viajar durante uma década pelo sistema solar, a sonda se prepara, enfim, para se reunir com seu alvo. Desde agosto, o objetivo da Rosetta é pousar no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. É a primeira vez que uma espaçonave tocará a superfície de um cometa.
A equipe que acompanha a sonda vai utilizar o módulo de pouso Philae para registrar fotos do cometa. Funciona assim: a Rosetta vai soltar uns propulsores e o Philae, que fica no meio dela, vai se soltar e descer em queda livre e armar seus “trens de pouso” para fincá-los na pedra. Daí, lá de cima, a Rosetta vai fotografar todo o processo, que vai durar 7 horas.
O processo vai começar às 7h00 e terminará às 13h35. Você pode acompanhar ao vivo.