Universo está a caminho da autodestruição, diz estudo
Por Fabio Marton Photo by NASA/ESA, via Getty Images Se o começo de tudo está no Big Bang, o fim seria o “Big Crunch” (grande esmagamento). Cálculos com a matéria escura levaram a alguns cientistas a propor que a expansão não pode continuar indefinidamente. O Universo começará a encolher até se condensar novamente numa singularidade, […]
Por Fabio Marton
Photo by NASA/ESA, via Getty Images
Se o começo de tudo está no Big Bang, o fim seria o “Big Crunch” (grande esmagamento). Cálculos com a matéria escura levaram a alguns cientistas a propor que a expansão não pode continuar indefinidamente. O Universo começará a encolher até se condensar novamente numa singularidade, toda a matéria num ponto ínfimo. Seria o apocalipse universal.
O Big Crunch em ação. Fonte: Wikimedia Commons
Acaba de ser publicado um estudo que afirma que o Big Crunch está prestes a começar. Os autores, os astrônomos Nemanja Kaloper e Antonio Padilla afirmam que “o colapso é iminente e precedido pelo atual estágio de aceleração cósmica”.
Calma, que não é o caso de se enterrar no cartão de crédito, roubar uma Ferrari ou experimentar heroína. Se – e tudo a respeito da matéria escura, o início e o fim do universo é um imenso “se” – o apocalipse está mesmo prestes a começar, deve levar vários bilhões de anos até a destruição final. Antes disso, o Sol já terá se expandido e destruído a Terra – entre outros candidatos para nossa extinção. Até mais e obrigado pelos peixes!