Hoje, dia 30 de setembro, estreia nos EUA a 11ª temporada de Criminal Minds. Apesar de ser apenas mais uma série policial dentre tantas da CBS, ela se destaca por focar o comportamento do criminoso, e não o crime em si. O trabalho da Unidade de Análise Comportamental do FBI consiste em estudar os movimentos de serial killers, antecipando assim seus próximos passos e capturando-os.
No Brasil, a série é transmitida pelo canal AXN e, enquanto a nova temporada não chega, os episódios antigos são reprisados de segunda a sábado, às 12h e às 21h.
Se não for suficiente saber que ela sobreviveu muito bem por dez temporadas, confira 11 motivos para começar a acompanhar a 11ª:
1) Você aprende sobre serial killers
Depois de tanto acompanhar a equipe da UAC estudando os criminosos, você acaba montando sozinho o perfil do assassino enquanto assiste. E muitas vezes você até mesmo acerta! Mas isso não significa que a série se torna óbvia. Todos os episódios são recheados de surpresas.
2) Você não precisa ter visto tudo
Apesar de também mostrar a vida pessoal da equipe do FBI, a série é mais focada nos crimes, o que faz com que os episódios sejam únicos e você não precise ter assistido os anteriores para compreender a ação. Entretanto, a série passou a investir mais na história dos personagens principais a partir da sexta temporada, o que a tornou ainda mais viciante. Os produtores conseguem mesclar bem essa ideia de ter episódios únicos, mas, ao mesmo tempo, prender o telespectador com histórias incríveis.
3) Os atores também são diretores
Por não ter um diretor fixo, os episódios variam um pouco de estilo, mas sempre mantendo o mesmo formato. Alguns são, inclusive, dirigidos por atores da série. Os meus preferidos são os mais macabros – normalmente dirigidos por Matthew Gray Gubler (que interpreta o Dr. Reid), como este de uma vítima sendo usada como marionete ao som do clássico “Where Is My Mind?”.
4) É pesada, mas também é engraçada
Para quebrar o clima de tragédia, a equipe sempre tenta manter o bom humor e rir junta. Isso acaba deixando a série mais leve. O humor sarcástico de alguns personagens pode até arrancar uma risadinha de vez em quando.
5) As personagens femininas têm presença forte
É uma série de ação, mas as meninas também lutam. E muito. Apesar de muitas vezes passarem por situações em que os outros duvidam de sua força e capacidade, elas sempre se provam tão boas quanto os homens em seu trabalho. A analista técnica do FBI, Penelope Garcia, mesmo sendo sensível e feminina, é uma das melhores hackers dos Estados Unidos.
6) Você sempre aprende algo novo com o Dr. Reid
Como toda série que se preze, Criminal Minds também tem um personagem pelo qual todas as meninas se apaixonam. Mas, nesse caso, ele é bem diferente. Spencer Reid é um gênio em… Bem, tudo. Apesar de ser o mais novo na equipe e ter dificuldade em campo, sua memória eidética e sua facilidade em notar o que muitos não percebem já salvaram muitas vidas.
7) A mistura de ação e emoção
Acima de tudo, trata-se de uma série de drama policial. Nem sempre é fácil ver as famílias sofrendo pela perda de seus entes queridos ou assistir às vitimas em agonia. Mas as cenas de ação não deixam a desejar e conseguem agradar quem curte o gênero.
8) Você não consegue tirar os olhos da tela até descobrir quem é o assassino
A série tem um poder muito grande: prender sua atenção do começo ao fim. Todos os episódios já começam durante o primeiro crime e, muitas vezes, você vê o rosto do serial killer logo de início, mas só nos últimos minutos você entende o que o motivou e como ele escolheu suas vítimas. Os casos despertam muita curiosidade – podendo até incentivar você a pesquisar mais depois de assisti-los.
9) Todo episódio tem uma citação marcante
Essa é uma das marcas registradas da série: logo no começo da investigação e após capturarem o suspeito, algum integrante da equipe narra uma frase. Às vezes são autores conhecidos, outras vezes referências que você nunca havia ouvido, mas sempre é algo relacionado ao crime e que te faz pensar sobre.
10) Um spin-off está programado para o início do ano que vem
O primeiro spin-off da série, Criminal Minds: Suspect Behavior, foi lançado no início de 2011, mas não deu certo e durou poucos meses. Já o novo spin-off está sendo esperado para o início de 2016 e será estrelado por, entre outros nomes, Tyler James Williams (sim, de Everybody Hates Chris!). Criminal Minds: Beyond Borders vai tratar de crimes fora da fronteira dos EUA e seu piloto já teve uma boa aclamação dos críticos.
11) Jennifer Love Hewitt entrou para o elenco fixo
Para quem sente falta da mocinha de Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado ou da paranormal Melinda Gordon de Ghost Whisperer, uma boa notícia: Jennifer entrou para o time da UAC no ano passado como a Agente Especial Kate Callahan e já se tornou uma das personagens mais queridas. Sua sobrinha, que ela cria como filha, já protagonizou episódios que envolviam pedofilia online, mostrando que há todo tipo de assassino na série.