PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

11 motivos para assistir à 11ª temporada de Criminal Minds

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 set 2024, 08h55 - Publicado em 30 set 2015, 18h44

alice_kienen

criminal-minds

Hoje, dia 30 de setembro, estreia nos EUA a 11ª temporada de Criminal Minds. Apesar de ser apenas mais uma série policial dentre tantas da CBS, ela se destaca por focar o comportamento do criminoso, e não o crime em si. O trabalho da Unidade de Análise Comportamental do FBI consiste em estudar os movimentos de serial killers, antecipando assim seus próximos passos e capturando-os.

No Brasil, a série é transmitida pelo canal AXN e, enquanto a nova temporada não chega, os episódios antigos são reprisados de segunda a sábado, às 12h e às 21h.

Se não for suficiente saber que ela sobreviveu muito bem por dez temporadas, confira 11 motivos para começar a acompanhar a 11ª:

1) Você aprende sobre serial killers

criminal01

Depois de tanto acompanhar a equipe da UAC estudando os criminosos, você acaba montando sozinho o perfil do assassino enquanto assiste. E muitas vezes você até mesmo acerta! Mas isso não significa que a série se torna óbvia. Todos os episódios são recheados de surpresas.

Continua após a publicidade

2) Você não precisa ter visto tudo

criminal02

Apesar de também mostrar a vida pessoal da equipe do FBI, a série é mais focada nos crimes, o que faz com que os episódios sejam únicos e você não precise ter assistido os anteriores para compreender a ação. Entretanto, a série passou a investir mais na história dos personagens principais a partir da sexta temporada, o que a tornou ainda mais viciante. Os produtores conseguem mesclar bem essa ideia de ter episódios únicos, mas, ao mesmo tempo, prender o telespectador com histórias incríveis.

3) Os atores também são diretores

criminal03

Por não ter um diretor fixo, os episódios variam um pouco de estilo, mas sempre mantendo o mesmo formato. Alguns são, inclusive, dirigidos por atores da série. Os meus preferidos são os mais macabros – normalmente dirigidos por Matthew Gray Gubler (que interpreta o Dr. Reid), como este de uma vítima sendo usada como marionete ao som do clássico “Where Is My Mind?”.

4) É pesada, mas também é engraçada

criminal04

Continua após a publicidade

Para quebrar o clima de tragédia, a equipe sempre tenta manter o bom humor e rir junta. Isso acaba deixando a série mais leve. O humor sarcástico de alguns personagens pode até arrancar uma risadinha de vez em quando.

5) As personagens femininas têm presença forte

criminal05

É uma série de ação, mas as meninas também lutam. E muito. Apesar de muitas vezes passarem por situações em que os outros duvidam de sua força e capacidade, elas sempre se provam tão boas quanto os homens em seu trabalho. A analista técnica do FBI, Penelope Garcia, mesmo sendo sensível e feminina, é uma das melhores hackers dos Estados Unidos.

6) Você sempre aprende algo novo com o Dr. Reid

criminal06
Como toda série que se preze, Criminal Minds também tem um personagem pelo qual todas as meninas se apaixonam. Mas, nesse caso, ele é bem diferente. Spencer Reid é um gênio em… Bem, tudo. Apesar de ser o mais novo na equipe e ter dificuldade em campo, sua memória eidética e sua facilidade em notar o que muitos não percebem já salvaram muitas vidas.

7) A mistura de ação e emoção

criminal07

Continua após a publicidade

Acima de tudo, trata-se de uma série de drama policial. Nem sempre é fácil ver as famílias sofrendo pela perda de seus entes queridos ou assistir às vitimas em agonia. Mas as cenas de ação não deixam a desejar e conseguem agradar quem curte o gênero.

8) Você não consegue tirar os olhos da tela até descobrir quem é o assassino

criminal08

A série tem um poder muito grande: prender sua atenção do começo ao fim. Todos os episódios já começam durante o primeiro crime e, muitas vezes, você vê o rosto do serial killer logo de início, mas só nos últimos minutos você entende o que o motivou e como ele escolheu suas vítimas. Os casos despertam muita curiosidade – podendo até incentivar você a pesquisar mais depois de assisti-los.

9) Todo episódio tem uma citação marcante

criminal09

Essa é uma das marcas registradas da série: logo no começo da investigação e após capturarem o suspeito, algum integrante da equipe narra uma frase. Às vezes são autores conhecidos, outras vezes referências que você nunca havia ouvido, mas sempre é algo relacionado ao crime e que te faz pensar sobre.

Continua após a publicidade

10) Um spin-off está programado para o início do ano que vem

criminal11

O primeiro spin-off da série, Criminal Minds: Suspect Behavior, foi lançado no início de 2011, mas não deu certo e durou poucos meses. Já o novo spin-off está sendo esperado para o início de 2016 e será estrelado por, entre outros nomes, Tyler James Williams (sim, de Everybody Hates Chris!). Criminal Minds: Beyond Borders vai tratar de crimes fora da fronteira dos EUA e seu piloto já teve uma boa aclamação dos críticos.

11) Jennifer Love Hewitt entrou para o elenco fixo

criminal111

Para quem sente falta da mocinha de Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado ou da paranormal Melinda Gordon de Ghost Whisperer, uma boa notícia: Jennifer entrou para o time da UAC no ano passado como a Agente Especial Kate Callahan e já se tornou uma das personagens mais queridas. Sua sobrinha, que ela cria como filha, já protagonizou episódios que envolviam pedofilia online, mostrando que há todo tipo de assassino na série.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.