PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

17 filmes diferentes para o Dia dos Namorados

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 set 2024, 11h24 - Publicado em 10 jun 2016, 17h02

bianca_rego

Pra quem está cansado de romances insossos com a mesma história bobinha de garoto-conhece-garota, esta lista veio dar uma sacudida nos seus conceitos de filme de romance. Tem filme que surpreende pela direção, pela mistura de gêneros cinematográficos, pelo roteiro inovador, enfim, por diversas razões. Tem filme que é pesado, tem filme divertido e tem o clássico romântico também. Aposto que pelo menos um filme da lista vai ser perfeito para ver durante o fim de semana com o/a crush.

E, se quiser ver outras listas de filmes, não deixe de conferir:
– 12 filmes perturbadores de terror psicológico
– 8 filmes independentes para assistir no Netflix
– 7 filmes que não parecem, mas são sci-fi

1) Submarine (2010)

submarine

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,3

O filme britânico dirigido por Richard Ayoade acompanha o protagonista Oliver Tate, um jovem deslocado e com complexos de grandiosidade, na tentativa de conquistar Jordana Bevan, a garota por quem se apaixona.

Continua após a publicidade

Um filme inventivo e muito original em vários sentidos cinematográficos, Submarine é um longa esquisito, engraçado e, ao mesmo tempo, comovente (com trilha original do Alex Turner, vocalista dos Arctic Monkeys).

2) Ruby Sparks (2012)

rubysparks

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,2

Calvin é um jovem escritor que, em meio a um bloqueio criativo, começa a escrever sobre como seria sua namorada perfeita, Ruby Sparks. Para a surpresa do protagonista, na manhã seguinte, Ruby se materializa na cozinha da sua casa, com todas as características que ele imaginou para a personagem fictícia. Calvin vai descobrindo que tudo o que ele escreve em relação à moça vai se tornando realidade.

Continua após a publicidade

Apesar de aparentar ser um filme fofo, Ruby Sparks pode ser mais complexo e menos bonitinho do que parece. Ele se aprofunda em questões sobre relacionamentos e reflete sobre o quão longe o ser humano pode ir para se sentir amado.

3) Girls Lost (2015)

girlslost

AVALIAÇÃO NO IMDB: 6,1

O filme sueco narra a história de três amigas que descobrem uma flor mágica. Ao beber seu néctar elas se transformam, por algumas horas, em meninos.

Continua após a publicidade

Definitivamente um filme difícil, pesado, Girls Lost é sobre a descoberta da sexualidade e do amor na adolescência. É sobre questões de gênero e como a sociedade contemporânea lida com esses assuntos.

4) Eu, Você e Todos Nós (2005)

euevoceetodos

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,4

A escritora e diretora Miranda July também protagoniza seu primeiro longa-metragem interpretando Christine, uma artista plástica excêntrica que se apaixona pelo vendedor de sapatos Richard.

Continua após a publicidade

Ganhador de alguns prêmios em festivais para filmes independentes, como Sundance e Cannes, Eu, Você e Todos Nós é um filme tão poético quanto bizarro.

5) Sonhando Acordado (2006)

sonhandoacordado

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,3

Michel Gondry, diretor de filmes como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças e Espuma dos Dias, tem um jeito todo peculiar de retratar romances em sua filmografia. Sonhando Acordado não é diferente. A história acompanha Stephane, um jovem que não consegue distinguir sonho de realidade, e seu relacionamento com sua vizinha Stephanie, que não corresponde aos sentimentos do protagonista.

Continua após a publicidade

6) Apenas o Fim (2008)

apenas-o-fim

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7

No filme de Matheus Souza, os personagens principais não têm nome, a protagonista está fugindo para algum lugar que ninguém sabe e seu namorado tenta entender pra onde ela vai e por que ela tomou essa decisão.

“Eu acho o amor tão triste, sei lá. É como pedir pizza: Você pede a pizza. Fica ansioso pra pizza chegar. A pizza chega. Você come, se empanturra e vai ver televisão no sofá.”

7) Paper Heart (2009)

paperheart

AVALIAÇÃO NO IMDB: 6

Charlyne Yi tem certeza que, apesar de não saber o que é o amor, nunca vai se apaixonar. Apesar disso, a moça se junta com seus amigos em uma viagem para entrevistar pessoas ao redor do mundo e tentar descobrir respostas para seu documentário.

“Qual o seu conselho para alguém que não tem certeza se está apaixonado e se vai achar o amor?”, ela pergunta. “Bem, diria… Pare um minuto e olhe para sua vida. Olhe para a pessoa que você acha que gosta. Descubra você mesmo.”

8) Inquietos (2011)

inquietos

AVALIAÇÃO NO IMDB: 6,8

Annabel é uma jovem em estado terminal. Enoch também é um adolescente que presenciou a morte. Os dois se conhecem em um funeral, claro, mas, apesar de todo esse drama, o filme não é tão mórbido quanto parece. Muito sutil e nada melodramático, Inquietos sustenta uma angústia do começo ao fim do filme, mas com muita sensibilidade.

9) Questão de Tempo (2013)

questaodetempo

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,8

O marketing de Questão de Tempo pode até tentar vender o filme como um romance “água com açúcar”, mas, na verdade, a trama misturada com ficção científica é bem mais do que isso. Tim descobre, por meio de seu pai, que todos os homens da família têm a habilidade de viajar no tempo.

Ele resolve, então, colocar seu poder recém- descoberto em prática para conquistar uma namorada, área em que ele nunca foi particularmente bom. Ele conhece Mary, mas, por não saber se controlar muito bem, o “efeito borboleta” começa a interferir seus planos.

10) Poucas Cinzas: Salvador Dalí (2008)

poucascinzas

AVALIAÇÃO NO IMDB: 6,6

Em Madrid dos anos 20, três gênios estudam juntos na mesma academia de Arte – Luis Buñuel, que viria produzir filmes como Um Cão Andaluz, Frederico Garcia Lorca, o poeta, e Salvador Dalí, pai do movimento surrealista. Lorca e Dalí se apaixonam, mas, em meio ao fascismo da Espanha e da Guerra Civil, eles não podem se assumir.

Apesar de uma atuação meio fraca do elenco e de oferecer pouca credibilidade histórica, Poucas Cinzas é interessante por retratar esse amor platônico entre dois grandes artistas do século passado.

11) Ela (2013)

ela

AVALIAÇÃO NO IMDB: 8

Em um futuro próximo, Theodore vive na cidade de Los Angeles e trabalha escrevendo sensíveis cartas durante o dia. Depois de seu divórcio, Theodore decide instalar um sistema operacional que é capaz de pensar e sentir como um ser humano, Samantha. Eles se apaixonam e descobrem um mundo diferente juntos.

Ela tem um roteiro original, uma bela fotografia e uma das melhores atuações da carreira de Scarlett Johansson (que foi indicada ao Oscar pelo filme, sem sequer aparecer fisicamente uma vez na tela).

12) Mundos Opostos (2012)

mundosopostos

AVALIAÇÃO NO IMDB: 6,4

Nesse outro universo existem dois mundos paralelos, o mundo de cima (mais rico e influente) e o mundo de baixo (mais pobre e marginal). Adam nasceu no mundo de baixo e Eden no de cima. Mas isso não impede que o rapaz desafie as leis da gravidade de cada mundo para se encontrar com Eden, nem que infrinja as leis dos homens, que proíbe o contato entre as pessoas de cada mundo. Um filme mais leve, com boas doses de CGI, mas diferente.

13) Moonrise Kingdom (2012)

moonrisekingdom

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,8

Nos anos 60, Sam conhece Suzy em uma peça de teatro em que a garota atuava. A partir desse encontro, eles começam a trocar cartas frequentemente um com o outro. Ao perceber que nenhum deles se sente confortável e feliz com as pessoas ao seu redor, os dois pré-adolescentes decidem fugir juntos.

Wes Anderson tem um estilo fotográfico e artístico que é um espetáculo à parte. Moonrise Kingdom é uma comédia sobre o amor infantil e sua “eternidade”.

14) Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

scottpilgrim

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,5

Scott é um jovem abobalhado que acaba conhecendo a garota dos seus sonhos em uma festa, Ramona Flowers. Mas, para poder namorar Ramona, Scott terá que enfrentar seus 7 ex-namorados malvados.

Um filme nada romântico, mas extremamente divertido, Scott Pilgrim é uma boa pedida pra quem prefere dar risada.

15) (500) Dias com Ela (2009)

500dias

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,8

É difícil acreditar que ainda haja alguém que não tenha visto este filme, mas, caso seja seu caso, (500) Dias Com Ela vale a conferida. O longa acompanha Tom, um jovem desajeitado e esquisito, e seus 500 dias de namoro com Summer, uma moça divertida, mas igualmente excêntrica.

“Esse é um filme sobre o amor e não um filme de amor.”

16) Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

querovoltarsozinho

AVALIAÇÃO NO IMDB: 8

Depois do sucesso do curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, o filme de Daniel Ribeiro conta de outra forma a história dos três amigos: Léo, um adolescente cego que busca por mais liberdade, Giovanna, que está prestes a fazer um intercâmbio, e o novo garoto da escola, Gabriel. Léo e Gabriel se apaixonam e o filme retrata muito docemente todas essas primeiras descobertas dos dois adolescentes. Leia nossa resenha do filme e uma entrevista que fizemos com o diretor Daniel Ribeiro.

17) Across The Universe (2007)

acrosstheuniverse

AVALIAÇÃO NO IMDB: 7,4

O musical baseado na discografia dos Beatles narra a história do protagonista Jude e de seu relacionamento com Lucy. Mas, em meio à revolução americana e à Guerra do Vietnã, o relacionamento dos dois passa pelas mesmas mudanças.

Across the Universe consegue juntar perfeitamente as músicas dos Beatles com um roteiro criativo e coerente, que encanta e é simplesmente maravilhoso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.