Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Embora, muitas vezes, a depressão e outras doenças mentais possam fazer parecer que essa é uma solução aceitável, tirar a própria vida nunca é a melhor saída. Sempre existe uma luz no fim do túnel.
Abaixo está uma lista de quatro pessoas famosas que tentaram cometer suicídio e, sendo malsucedidas, transformaram suas vidas por completo.
1) Martin Luther King Jr.
O pastor e líder do movimento pelos direitos dos negros nos Estados Unidos chegou a tentar tirar a própria vida. Aos 12 anos, após sua avó sofrer um acidente e ele se sentir responsável, Luther King Jr. se atirou da janela do segundo andar.
Felizmente, ele sobreviveu sem grandes ferimentos. Martin Luther King Jr. acabou por se tornar uma das pessoas mais importantes do século 20 e um dos símbolos da batalha pela igualdade social e de direitos.
2) Drew Barrymore
A atriz norte-americana passava por momentos difíceis na adolescência quando, aos 14 anos de idade, cortou os próprios pulsos em uma tentativa de cometer suicídio.
Após alguns anos difíceis passando por clínicas de reabilitação, Drew Barrymore se recuperou e é hoje uma das mais bem-sucedidas mulheres de Hollywood. Em uma entrevista em 2010, Barrymore afirmou nunca ter estado tão feliz e disse que todas as dificuldades pelas quais passou a tornaram uma pessoa mais forte e uma atriz melhor.
3) Eminem
No final da década de 90, a vida de Marshall Mathers não parecia muito promissora: após se separar da namorada e perder a guarda da filha, o rapper que viria a ser conhecido como Eminem tentou provocar uma overdose ingerindo remédios.
Sobrevivente, Eminem se tornou um dos rappers mais famosos de todo o mundo, tendo vendido mais de 170 milhões de discos.
4) Oprah
Duas vezes a ex-apresentadora de talk show norte-americana Oprah Winfrey tentou tirar a própria vida. Na primeira, com apenas 14 anos, ingeriu detergente. Na outra, em 1981, aos 27 anos, bateu o carro propositalmente.
Após alguns anos, ela se reinventou, ficou conhecida como uma das mulheres mais poderosas do mundo e hoje possui um patrimônio de quase US$ 3 bilhões. Oprah possui várias organizações e entidades, uma das quais ajuda na educação de garotas sul-africanas.