Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Turma do Fundão Por Blog Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

4 maneiras de publicar na web seus poemas, histórias e roteiros

Por Jéssica Fiorin Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 15 set 2017, 16h35

Todos nós sabemos que existem ótimos leitores por aí que, no fundo, também são escritores. Muitos de nós, que arriscamos criar histórias e poesias, não sabemos ao certo como passar nossas obras de um arquivo esquecido no computador para algo público.

Visando a ajudar e descobrir novos autores, aqui vão quatro dicas sobre como mostrar seu trabalho literário na internet.

1) Wattpad

Trata-se de um site/aplicativo no qual qualquer pessoa é capaz de publicar uma obra autoral ou algum livro famoso reescrito que não está disponível na web. O Wattpad não delimita um formato específico sobre o que deve ser postado, ou seja, ao criar uma conta, você pode postar suas fanfics, suas histórias sci-fi, seu roteiro teatral ou até um romance em dez volumes!

Seja lá qual for o tipo de texto que você escreve, lembre-se que existem milhares de outros utilizadores da plataforma (disponível para Android, iOS e Windows Phone) que anseiam por novas obras. A chance de as pessoas lerem seu trabalho é bem grande. E, se você lançar uma história em partes, o feedback do público irá ajuda-lo a perceber o que está funcionando e o que não está.

2) Tumblr

Continua após a publicidade

Mesmo que “clichê”, o Tumblr é uma das redes sociais mais famosas utilizadas para compartilhar ate. As pessoas publicam e republicam fotos, citações, textos, vídeos e até mesmo músicas. Por lá, é possível criar um blog personalizado e dar a ele um enfoque no que você quiser. Então considere o Tumblr uma ótima opção pra postar de forma anônima seus poemas mais pessoais, por exemplo.

3) Facebook

Existem grupos no Facebook como Sociedade Secreta dos Escritores Vivos e Beco do Poeta que são destinados especialmente para escritores com ou sem experiência, nos quais é possível publicar qualquer tipo de texto ou então divulgar o link da sua obra.

Ainda que pareça um meio de publicação fraco, você precisa lembrar que, em lugares assim, as pessoas compartilham dos mesmos interesses, então aproveite a chance para a publicação – e até mesmo divulgação – da sua arte e faça também novas amizades!

A escritora e dona do grupo Sociedade Secreta dos Escritores Vivos, Camila Dará, ainda ressalta: “A Sociedade é um grupo para escritores se encontrarem, trocarem ideias e dúvidas, pedirem ajuda sobre escrita, leitores betas, qual editora publicar, ajuda sobre onde divulgar, enfim, como um guia de amigos para os escritores”. Com tantas ferramentas assim em um só grupo, imagine você participando das dezenas que tem no Facebook?

4) Clube de Autores

Se você deseja obter não apenas reconhecimento com suas obras, mas também retorno financeiro, o Clube de Autores é o local ideal para isso. Todo mundo sabe que conseguir o apoio de editoras nem sempre é a tarefa mais fácil do mundo, por isso essa plataforma oferece a oportunidade de publicação e venda de conteúdos produzidos por você. Basta se cadastrar, publicar o livro, decidir o quanto deseja receber por obra vendida e esperar a empresa depositar o dinheiro em sua conta.

Continua após a publicidade

Publicidade