Você já deve saber que Black Mirror é a série mais badalada do momento (talvez junto com Westworld). Criada por Charlie Brooker com o objetivo de apresentar ao telespectador o lado sombrio da tecnologia, a série alcançou seu auge durante a última temporada, lançada pela Netflix no final do ano passado.
Há algum tempo, fãs da série começaram a especular sobre uma possível conexão entre os episódios, mesmo com cada um acontecendo em um “mundo diferente”, em épocas de tecnologias diferentes.
Com o lançamento da terceira temporada, as evidências dessa teoria começaram a se tornar reais: existem, de fato, ligações entre cada episódio, como forma de unificar o universo de Black Mirror como um só. As pistas são deixadas como forma de brincadeira pelos roteiristas e diretores da série para os espectadores de olhar minucioso. Com a ajuda desta comunidade de fãs, reunimos a maior parte dessas conexões. Veja abaixo!
ATENÇÃO! ESTE POST CONTÉM SPOILERS!
1×01 – The National Anthem
O primeiro episódio de Black Mirror conta a história bizarra do político Michael Callow, que é obrigado a ceder às ameaças de um sequestrador para que ele solte uma princesa da família real — o que inclui sexo com um porco. WTF, né? Eu sei. O episódio termina contando como a vida do homem, tanto pública quanto íntima, muda a partir disso.
Se você foi esperto o bastante para notar, no polêmico episódio 3×01, Nosedive, dentre os posts mais votados naquela rede social de avaliação está o do próprio Michael comentando que “foi expulso de um zoológico, de novo”.
Já ao fim do episódio 3×03, intitulado Shut Up And Dance, é feita uma revelação sobre o que aconteceu com o primeiro ministro e sua vida pessoal depois de tudo. No laptop de uma das personagens, podemos ver entre as notícias laterais que Michael está prestes a se divorciar.
2×02 – White Bear
Provavelmente um dos episódios mais surpreendentes da série, White Bear conta a história da criminosa Victoria Skillane, enviada, como forma de punição, a um parque chamado White Bear Justice Park, lugar onde é fotografada e filmada pelo público enquanto é humilhada e torturada por um time de atores.
Em Hated in the Nation, 3×06, é revelado que o público parece ter opiniões distintas sobre o caso. Enquanto há uma hashtag nos trending topics do Twitter pedindo que Victoria seja liberada do parque, outros pedem a sua morte. Ainda neste episódio, é revelado numa rápida cena em que assistimos ao noticiário da TV, que a personagem teria tentado suicídio em sua cela antes de ser levada para o parque.
Outra curiosa informação é que Blue, detetive que ajuda na investigação do caso sobre as abelhas, revela ter deixado sua profissão depois de cuidar do caso de um assassino de crianças, Ian Rannoch. Caso este nome não tenha lembrado nada, saiba que ele era o noivo de Victoria e comparsa de seus crimes.
2×04 – White Christmas
O episódio natalino. Enquanto Potter está assistindo ao noticiário, podemos ler entre as notícias que um recurso feito pelos advogados da acusada foi recusado pela justiça e que a mesma continua presa servindo aos espectadores do parque. Portanto, esse episódio se passa anos após a prisão de Victoria.
Ainda em White Christmas, Potter acaba sendo sentenciado a uma cela com o símbolo do parque White Bear, o que nos faz acreditar que o personagem teve o mesmo fim que Victoria.
2×03: The Waldo Moment
Durante o episódio 1×02, Fifteen Million Merits, podemos ver Abi perto de uma propaganda de Waldo, personagem que só apareceria na temporada seguinte.
Enquanto Kenny recebe as mensagens anônimas em Shut Up And Dance, olha só quem vemos em forma de adesivo no seu notebook!
Em White Christmas, quando Joe está próximo de descobrir sobre a morte de Beth, podemos ver a programação da televisão e, além do reality show de Hot Shot, temos o programa em que Waldo esteve.
3×02 – Playtest
O episódio em que o turista Cooper recorre a uma empresa de jogos para conseguir dinheiro e voltar para casa também possui alguns easter eggs e revelações sobre o seu futuro nos episódios seguintes. Playtest parece acontecer durante a mesma época que o episódio Hated in the Nation (3×06), portanto encontramos várias informações que se cruzam e interligam em ambas as histórias.
A companhia Granular, responsável pela invenção das abelhas em formas de drones, aparece numa revista durante Playtest. O pequeno anúncio avisa que essa empresa começou a testar seu experimento.
Ainda no 3×06, um pequeno letreiro no noticiário revela que Saitogemu, a empresa criadora dos jogos, está sendo investigada por conta do desaparecimento de Cooper. E nos minutos finais deste mesmo episódio, descobrimos que a empresa anunciou o lançamento do jogo.
Em Shut Up And Dance, Kenny rouba um banco chamado National Allied. Em Playtest, esta é a exata marca do caixa eletrônico em que Cooper descobre que perdeu o todo o seu dinheiro.
Aqui deixo duas curiosidades, que confesso ainda estar tentando entender: a primeira delas é sobre Sonja, a garota que Cooper conhece e o ajuda a achar emprego. Ela é interpretada pela atriz Hanna John-Kamen e muita gente se lembrou que ela fez uma apariçãozinha num episódio passado! Durante a primeira temporada, a mesma interpretou Selma no segundo episódio. Para quem não tem a memória boa, ela fazia parte da colônia em que viviam Bing e Abi e foi uma das participantes do reality show Hot Shots. Qual seria a explicação para essa duplicação?
Perceba que ambas surgem em cada episódio com nomes diferentes. Seria a história da colônia vivida num universo paralelo? Ou Selma, ao finalmente conseguir sair para o mundo real, decidiu mudar seu nome? Argh, queremos respostas!
A segunda pergunta, ainda sem resposta, é sobre o primeiro equipamento que Cooper encontra na sala branca, quando abre a maleta. Nele conseguimos enxergar nada menos que o símbolo do White Bear Justice Park! Qual a relação do parque com o instrumento criado pela empresa de jogos?
Qual a opinião de vocês? Teremos novas respostas e novos easter eggs na próxima temporada ou essas questões serão deixadas para a interpretação pessoal de cada um? E você, consegue reassistir cada episódio e encontrar novas conexões escondidas que não colocamos aqui?