Já está disponível em DVD e Blu-ray o filme 300: A Ascensão do Império. A trama se inicia do ponto em que acabou o filme 300 (sim, aquele de 2007), abordando o que acontece antes e depois. Como se trata da mesma guerra, o filme não é considerado uma continuação, e sim um “outro olhar” sobre o mesmo período. Com a direção de Noam Murro e roteiro de Kurt Johnstad, o longa também é baseado nos quadrinhos de Frank Miller.
Na trama, enquanto Leônidas e seu exército enfrentam o poderoso Xerxes, Temístocles protege a costa contra a destemida comandante da marinha, Artemísia, que lidera tropas persas. Com o exército persa querendo atacar os atenienses, Temístocles tenta juntar toda a Grécia para a batalha, inclusive os espartanos.
O roteiro conta exatamente como começou o rancor de Xerxes pelos gregos ao ter seu pai morto por Temístocles em uma batalha. Também é abordado o processo em que Xerxes se transforma em um semideus por incentivo de Artemísia (que, a cada cena, se torna mais vingativa e sedenta por sangue).
Xerxes e o banho de beleza: “nada como um pouco de magma para acabar com as rugas”
O oceano é o grande campo de batalha no filme, que traz efeitos visuais e sequências de batalhas excelentes. Além disso, deve ser destacada a fotografia de Simon Duggan, que se sobressai nas tomadas em alto mar.
A francesa Eva Green é o grande destaque do longa no papel de Artemísia. De forma brilhante, a atriz consegue muito bem conduzir a trama e gerar ódio nos telespectadores. Ela se mostra extremamente vingativa para com os gregos, e o filme faz muito bem ao contar os motivos de haver tanto rancor. Sullivan Stapleton e Lena Headey nos papéis de Temístocles e Gorgo, respectivamente, também dão um show de interpretação.
Temístocles luta seminu, mas não abre mão do capacete. Parabéns (y)
Batalhas sangrentas e decapitações são palavras de referência para o longa, que não economiza em sangue e nem em mortes. Para a alegria brasileira, Rodrigo Santoro retorna ao papel de Xerxes, que, em grande parte do tempo, se encontra irreconhecível na forma de semideus.
Para os amantes de confrontos sangrentos e períodos históricos, com certeza essa continuação é recomendada!