Poucos leitores atuais sabem, mas a literatura infanto-juvenil brasileira tem uma saga de aventura e mistério própria que já se tornou clássica. A coleção Os Karas, escrita por Pedro Bandeira, já tem cinco livros publicados. A Droga da Obediência (Ed. Moderna, 190 pgs., R$ 32,80) foi o primeiro, lançado em 1984 (já tem 30 anos!).
Na história, um cientista, chamado de Q.I., inventa uma droga que tira toda a sua capacidade de questionamento. A partir do momento que a toma, a pessoa obedecerá a todo tipo de ordem e seu corpo não conhecerá mais o cansaço. A menos que a ordenem, ela não precisará descansar – agora ela é uma máquina.
É com essa droga que o Doutor Q.I. pretende criar um novo mundo. Mas, para testar a eficiência da sua invenção, ele precisará de cobaias, e resolve consegui-las sequestrando adolescentes das principais escolas de São Paulo. Porém ele não contava com o fato de que a sua próxima vítima teria ligação com um grupo de investigação chamado Os Karas, formado por cinco adolescentes (Miguel, Chumbinho, Magrí, Crânio e Calú) que não devem ser subestimados.
Apesar de curto, o livro é intenso, trazendo pontos a serem questionados e refletidos. Você pode, junto com Os Karas, descobrir quem é o tal Doutor Q.I., pois o autor coloca pistas discretas ao longo dos capítulos.
O estilo aventuresco foi mantido nos outros títulos da saga: Pântano de Sangue (1987), Anjo da Morte (1988), A Droga do Amor (1994) e Droga de Americana! (1999). Apesar de ter abandonado os personagens em 1999, Bandeira retomou a série neste ano com A Droga da Amizade, lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Mergulhe nessa história maravilhosa e aproveite para descobrir se você é um bom investigador e consegue pegar as pistas espalhadas pelo texto.