O primeiro romance do autor Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível, lançado originalmente em 1999, ganhou agora uma reimpressão pela Rocco. A editora está aproveitando a estreia da adaptação cinematográfica, que chegou aos cinemas no dia 19 de outubro e traz Logan Lerman (Percy Jackson), Emma Watson (Harry Potter) e Ezra Miller (Precisamos Falar Sobre o Kevin) no elenco.
Charlie é um garoto de quinze anos que escreve cartas para um amigo desconhecido. Pouco se sabe de Charlie além de seu nome, sua idade e suas aventuras, que apresentam a perspectiva de um garoto ao passar pela sua adolescência, tendo de lidar com momentos em que, às vezes, é apenas um coadjuvante da sua própria história.
É um livro “morno”, no qual o leitor acompanha o amadurecimento e as dificuldades pelos quais Charlie tem de passar, como o falecimento de sua tia, a relação com seus pais e irmãos e sua confusão amorosa com sua melhor amiga.
Novas amizades, primeiras experiências e uma reflexão íntima (e, ao mesmo tempo, engraçada e contagiante) podem ser esperadas das cartas do garoto, que quer apenas se “sentir infinito”. O título representa o conflito interno de Charlie, que, diante de variadas situações, absorve os acontecimentos sem questionar e quer apenas aquilo que as pessoas precisam.
O livro proporciona a leitores infantojuvenis uma possibilidade de identificação com o protagonista na medida em que eles passam por situações parecidas com as de Charlie. Acompanhar as experiências do personagem pode ser como um aprendizado.