Brilho (Ed. Geração Jovem, 354 pgs., R$ 39,90) é o primeiro volume de uma trilogia escrita pela autora norte-americana Amy Kathleen Ryan. Misturando ficção científica com história de amor, a obra tem sido comparada por alguns críticos à trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.
Na trama, a Terra foi destruída e os últimos humanos foram colocados em duas naves, a New Horizon e a Empyrean. Ambas estão vagando pelo espaço há 40 anos rumo à Terra Nova, um planeta que, supostamente, poderão colonizar, perpetuando a raça humana.
A protagonista do livro é Waverly, uma garota de 15 anos que é também a mais velha na nave Empyrean. Ela sabe que tem a responsabilidade de engravidar e ajudar a perpetuar a raça. Na New Horizon, quem tem a liderança é Anne, uma mulher que assumiu o posto após um suposto “acidente” do antigo líder. Anne usa de argumentos religiosos para manter seu posto político.
O conflito da história surge devido ao fato de que as pessoas na New Horizon não conseguiram se reproduzir e, portanto, estão ameaçadas. Isso faz com que eles promovam um ataque contra a Empyrean para sequestrar garotas férteis da outra nave e, desta forma, garantir uma nova geração para seus tripulantes.
O livro, cuja leitura é extremamente rápida, trata de assuntos polêmicos como religião, ética e política, que vão aparecendo tênues no começo e se tornam gritantes mais tarde.
Dá para resumir a obra em três características: um enredo criativo, uma linguagem rápida e uma trama inteligente. Vale a pena conferir!
Adquira a versão digital deste livro por R$ 19,90 no iba