Após longos treze meses de espera, a Intrínseca lançou em outubro o quarto livro da série Os Legados de Lorien, chamado A Queda dos Cinco. Mas, ao contrário do tempo que tivemos que aguardar, a leitura da obra não é demorada.
Apesar de não ser uma série tão conhecida, várias pessoas já ouviram falar do título Eu Sou o Número Quatro, que é o primeiro livro da série. Mas muitos sequer sabem do que se trata.
Os Legados de Lorien é uma série escrita por Pittacus Lore que conta a história de nove lorienos (nativos do planeta Lorien) que foram enviados à Terra junto com seus respectivos cêpans, seus mestres, logo antes de o resto de sua raça ser completamente dizimada e seu planeta dominado por outra raça, os Mogadorianos.
Esses nove lorienos (conhecidos como Garde) vieram à Terra não como um grupo, mas cada um em um canto do mundo. A vantagem disso é que, enquanto eles permanecerem separados, um feitiço permite que só possam ser mortos na sequência de seus números.
Mas, por outro lado, é só se juntando que eles poderão unir suas forças e derrotar o rei de Mogadore, conhecido como Setrakus Ra. A arma secreta dos lorienos é que, ao longo de suas vidas, eles desenvolvem seus legados, ou seja, poderes que um humano apenas sonharia em ter.
A série é composta de quatro livros até agora, sendo eles: Eu Sou o Número Quatro (2010), O Poder dos Seis (2011), A Ascensão dos Nove (2012) e A Queda dos Cinco (2013). Além desses livros, há também alguns livros digitais (e-books) chamados Os Arquivos Perdidos que contam algumas histórias à parte sobre os personagens da série. Elas ajudam a entender melhor a história em geral.
Os e-books são: Os Últimos Dias de Lorien, Os Legados da Número Seis, A Origem do Número Oito (único grátis para download), Os Legados do Número Nove, Os Legados dos Mortos, A Busca por Sam e Os Esquecidos. Eles estão disponíveis em livrarias online por um precinho camarada: R$ 4,99 cada um.
A série é muito recomendada para leitores que gostem de ficção. A maneira como o autor escreve, variando o narrador em primeira pessoa, cria momentos em que uma cena é acompanhada de diferentes pontos de vista, tornando as histórias muito mais dinâmicas.
Eu Sou O Número Quatro também já foi adaptado para o cinema pela DreamWorks em 2011, embora não tenha feito sucesso (o que impediu a produção de continuações).
No total, a série deve ter sete livros. Amantes da saga, como eu, aguardam ansiosamente o lançamento do próximo, A Vingança dos Sete, sem data definida ainda.