A primeira coisa que me chamou atenção em Deixe a Neve Cair (Ed. Rocco, 336 pgs., R$ 29,50) foi que John Green integrava o time de escritores! Depois de eu ter devorado A Culpa é das Estrelas, virei fã número 1 e o elegi como um dos meus escritores favoritos. E também não é pra menos: a gente pode ver uma recepção enorme do público e da crítica para com suas obras.
O livro reúne o melhor da época natalina em uma coletânea com três contos românticos, engraçados e divertidos. Como esse é meu período favorito do ano, não pude perder esse prato cheio. E a coletânea foi uma surpresa pra mim, porque John Green não é o grande destaque. Maureen Johnson e Lauren Myracle entraram nessa com tudo e o trio criou um clima de Natal perfeito.
A obra não é muito grande, a linguagem é cotidiana e a trama é daquelas que fazem o livro fluir facilmente. As histórias são interligadas, o que eu achei muito bacana, e todas apresentam personagens carismáticos, momentos cômicos e desafios a serem cumpridos.
Maureen Johnson abre com O Expresso Jubileu, talvez o mais interessante de todos. A história é sobre Jubileu e o desastre que acontece na sua véspera de Natal, quando seus pais são presos injustamente por estarem no meio de um tumulto e a mandam em um trem para a casa dos avós. Mas é nesse trem que seu milagre de Natal começa a acontecer. Tem amor, reviravoltas e trapalhadas! Vai te arrancar alguns suspiros, mas a trama acelera no final. É encantador.
Depois vem o conto de John Green, O Milagre da Torcida de Natal. Fala sobre três amigos que recebem um convite que os faz sair da confortável casa onde estavam em direção a uma grande nevasca, onde vivem uma verdadeira aventura. Me decepcionou, talvez por eu ter lido com grandes expectativas. É o conto menos envolvente, mas, mesmo assim, é bom.
Lauren Myracle fecha com O Santo Padroeiro dos Porcos. O maior dos três contos, ele mostra a imaturidade de uma garota egoísta que aprende a neutralizar um pouco os próprios problemas para achar o amor daqueles que ama. É empolgante, original e inteligente.
Deixe a Neve Cair é uma leitura descontraída e ideal para aproveitar tanto na época do Natal como em qualquer outro dia que peça algo descompromissado e leve. Se você se apaixonar por algum personagem, não se preocupe, porque ele volta antes de a história terminar! Uma adaptação para as telonas desse livro não seria nada mal pra mim.
Adquira a versão digital deste livro por R$ 19,50 no iba