PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Ela

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 27 fev 2014, 13h20

heloisa-justo1 jose-edson

ela1

Já ouviu falar no filme mais hypado da temporada? Ela é o longa mais recente do diretor Spike Jonze, que fez seu nome dirigindo videoclipes e migrou para as telonas em 1999 com o aclamado Quero Ser John Malkovich. Indicado a três Oscar, incluindo Melhor Filme, é uma obra que vale muito a pena ver.

O filme trata da história de Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um recém-divorciado que não consegue superar a perda de sua ex- esposa, Catherine. Ele vive em uma sociedade futurista onde o contato pessoal é cada vez mais substituído pelo mundo tecnológico. Seu trabalho é escrever cartas para outras pessoas em nome de terceiros. É complicado, mas explicamos: quando uma pessoa quer escrever algo para outra, mas, por alguma razão, não pode ou não sabe o que dizer, então, a empresa de Theo se encarrega de escrevê-las. Simples.

Então essa empresa de softwares, a Elementary, cria algo totalmente inovador: um sistema operacional (S. O.) que consegue imitar o ser humano em voz, sentimentos e emoções. Esse sistema só não existe, bem, fisicamente. Theo encontra no seu S.O., Samantha (com a voz sempre apaixonante da Scarlett Johansson), uma amiga e companheira. É claro que ele se apaixona pelo sistema, que, em uma tentativa de se auto-humanizar, se apaixona por Theodore também.

Continua após a publicidade

ela2

O filme nos faz pensar sobre várias coisas, entre elas como os relacionamentos vêm se tornando cada vez mais complicados e distantes com a evolução da tecnologia, e também se é possível realmente ser feliz e amar uma pessoa mesmo ela não existindo. O amor entre humano e máquina é comovente: numa das cenas mais bonitas do filme, Samantha canta uma versão de “The Moon Song” enquanto Theo a acompanha no ukelele.

Ela é uma boa opção para quem quer ver uma “comédia romântica dramática” alternativa e com grandes reflexões sobre a sociedade e sobre como ela vem mudando em conjunto com a tecnologia. Corra pra ver!

nota5

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.