Um fio de prata é a conexão entre o corpo espiritual e o corpo físico de uma pessoa enquanto ela dorme. Quando um fio de prata se rompe, o espírito não retorna ao corpo, causando a morte.
Esse estranho item é o centro da trama de Fios de Prata – Reconstruindo Sandman (Editora LeYa, 352 págs., R$ 39,90), escrito pelo brasileiro Raphael Draccon. Apesar de o título aludir ao famoso personagem de Neil Gaiman, o livro não é uma releitura daquela história. Em vez disso, Draccon constrói uma nova trama ao redor da temática dos sonhos.
Aos 22 anos, Mikael é o jogador de futebol brasileiro com o passe mais caro da história. Ele conhece uma ginasta ambiciosa chamada Ariana, os dois se apaixonam e logo ele começa a compartilhar com ela os sonhos estranhos que tem durante a noite.
O que está por trás de seus sonhos aterrorizantes vai muito além de reflexos de sua mente ou de desejos inconscientes. A batalha épica que acontece no reino do Sonhar envolve Madelein, uma senhora responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais, e também os deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor. O conflito ameaça os fios de prata de bilhões de sonhadores terrestres.
O romance entre os protagonistas é desenvolvido sem muita profundidade, a qual o autor reserva para o enredo principal, criado em cima de pesquisas extraordinárias que garantiram detalhes muito bem construídos. As características de todos os acontecimentos e cenários garantem uma viagem profunda pelo reino explorado no livro. Há uma mistura agradável de ferramentas usadas para que o elo entre o real e o espiritual (os fios de prata) exista de forma harmoniosa.
A qualidade gráfica do livro é evidente e não deixa a desejar, captando a essência da obra em sua capa. A narrativa é detalhista e bem desenvolvida, apoiando-se nos diversos recursos da língua portuguesa sem que a história se torne cansativa ou pesada. O autor aprofunda-se em todos os aspectos necessários à construção do enredo para que nada se torne superficial ou confuso, criando um livro que possui tanto estrutura quanto desenvolvimento executados de forma impecável.