PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Garoto Encontra Garoto

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h32 - Publicado em 5 ago 2015, 17h51

guilherme

garotoencontragaroto

Divulgação

Garoto Encontra Garoto (Galera Record, 240 pgs., R$ 29,00) é o primeiro livro do autor David Levithan, conhecido por obras como Todo Dia e Will e Will. A obra foi publicada nos EUA em 2003, mas lançada no Brasil apenas em 2014, e conta a história de Paul e Noah, dois meninos que se apaixonam e precisam lutar por seu amor em meio a acertos e erros.

Continua após a publicidade

É importante entender o momento em que o livro foi lançado. Em 2003, a homofobia era maior do que hoje – por isso, lançar um livro com temática LGBT foi corajoso. Com a obra, o autor conseguiu estimular alguma reflexão por meio de personagens gays, bissexuais e transexuais.

A trama tem o propósito de revisitar um clichê: duas pessoas se apaixonam, uma erra e perde a outra e o arrependido luta para reconquistar o amor perdido. Essa história já foi vista inúmeras vezes. A diferença é que não tanto por pessoas do mesmo sexo (pelo menos, em 2003).

Levithan escolhe, porém, um jeito arriscado de contar a sua história. Garoto Encontra Garoto se passa numa cidadezinha fictícia – e utópica – dos EUA. Ali, homossexuais ensinam heterossexuais a dançar melhor, o capitão do time de futebol é também a rainha do baile de formatura e as líderes de torcida andam de moto. Mas talvez essa idealização seja um problema.

Continua após a publicidade

Dá para entender a escolha do autor de criar uma cidade em que quase não existe preconceito num momento em que o preconceito na vida real era tão forte. Porém, a mensagem não convence. O ambiente não se faz crível, subtraindo pontos da história do livro que, por si só, também não é lá tudo isso.

A trama é manjada, sem reviravoltas ou grandes acontecimentos. Tudo é superficial, inclusive os personagens principais, que não têm química e não geram empatia. O livro, porém, não é só defeitos. Conseguem se salvar os personagens secundários, que, por sua vez, têm histórias mais interessantes que as de Paul e Noah.

Os amigos de Paul são diversos: Joni inicia um relacionamento com o cara mais babaca da escola; Tony é um menino gay com pais ultra religiosos, que acreditam que o filho ainda pode ser curado (isso lembra algum projeto de lei recente?); Kyle tenta formar um triângulo amoroso com Paul e Noah, mas não se sai bem; e então encontramos a grande estrela do livro – Infinite Darlene, a transexual capitã do time de futebol e rainha do baile. Diva e barraqueira, Infinite é uma homenagem a todos trans do mundo. Levithan mostra, com sua preciosa personagem, que transgêneros também são humanos e não devem sentir medo de ser quem são.

Continua após a publicidade

Garoto Encontra Garoto parte de uma boa intenção, mas isso não significa qualidade. O livro peca em diversos aspectos e acerta em poucos. Mas esse é só o primeiro livro de um grande autor. Suas obras subsequentes, também de temática LGBT, são muito melhores.

Por enquanto, ficamos com a mensagem de Infinite Darlene: “… ainda quero viver minha vida infinitamente. […] Porque é tedioso demais, incolor demais, viver finitamente. Sei que não vou viver para sempre, mas quero poder seguir em qualquer direção que me pareça certa”.

nota3

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.