O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia (Ed. Leya, 224 pgs., R$ 39,90), de Luiz Felipe Pondé, é um livro que não fala da história da filosofia. Na verdade, ele faz uma grande análise da sociedade atual, que seria regida pela praga do politicamente correto, apelidada de “Praga PC”. Essa praga é apontada como um instrumento de controle de massas que interrompe a circulação de ideias.
O autor faz questão de tocar na ferida ao longo do livro, debatendo assuntos que são constantemente evitados. Alguns exemplos: a aristocracia do mundo atual (no qual, segundo o autor, os melhores carregam os outros nas costas), a histeria das feministas, o fundamentalismo das religiões e a hipocrisia social. No geral, o livro aborda todo o conjunto de pseudovirtudes que a “Praga PC” nos obrigaria a absorver.
O bônus do livro é a constante menção a vários filósofos, mostrando como correntes filosóficas do passado foram importantes para a sociedade atual. São citados: Maquiavel, Nietzsche, Darwin, Ayn Rand, Tocqueville, Rousseau, Platão e vários outros.
O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia é um livro recheado de sátira e ironia, extremamente recomendado para os que procuram uma crítica sadia da nossa sociedade. E não se importe se umas das críticas do livro disser respeito a você, leitor. Aos poucos, você perceberá que vive imerso em um mundo da “Praga PC”.