Os Goonies é um filme de 1985 dirigido por Steven Spielberg e escrito por ele e por Chris Columbus. Naquele mesmo ano, o longa foi adaptado para livro pelo escritor James Kahn. Essa versão em romance foi intitulada com o mesmo nome e conta a mesma história. Recentemente, ela chegou às livrarias brasileiras pela DarkSide Books (R$ 29,90, 240 pgs.). Há também uma versão de luxo que inclui mapa e pôster e sai por R$ 59,90.
A história do livro se passa nas docas Goon, região próxima às docas da cidade norte-americana Astoria. Várias famílias estão tendo suas casas ameaçadas por uma hipoteca, com o objetivo de construir um grande campo de golfe no local. Com a pressão de ter que se mudar, o garoto Mickey só consegue pensar que terá que se separar dos amigos Dado, Bocão e Gordo (os “Goonies”).
No entanto, as esperanças do menino crescem quando ele e seus amigos encontram no sótão da casa de Mickey artigos antigos do museu em que seu pai trabalha. Entre as quinquilharias, um mapa que leva a um tesouro, o tão famoso tesouro do pirata Willy Caolho. Os Goonies se veem aptos a seguirem o mapa e encontrar o tesouro. Com a riqueza encontrada, eles pretendem pagar a hipoteca e permanecer em suas devidas casas.
Mas o tempo é inimigo: aquele é o último dia que têm para ficar em suas residências. Em um ímpeto, os meninos vão atrás do tesouro. Com a ajuda de Brand, irmão de Mickey, e das garotas Stef e Andy, o grupo não hesita em seguir para o incerto desconhecido.
Ao longo da aventura, eles passam por diversos desafios. Entrar em cavernas, pular nas águas e enfrentar uma gangue fugitiva são apenas parte do caminho, e sobreviver acaba sendo um dos focos principais.
Mas antes que se torne apenas uma história sobre conquistas e aventuras, o livro mostra um conteúdo muito mais amplo nas entrelinhas. Amizade, cumplicidade, garra e força de vontade são valores que os Goonies são somente aprendem, mas também exercem e se orgulham. Eles precisam muito mais do que achar um tesouro: precisam salvar suas famílias e serem os heróis das docas.
O livro é previsível quanto à trama: os perigos encontrados já são um pouco óbvios e esperados. Na metade da história, o autor se perde na narração e acaba enrolando, o que torna o livro maçante, não por sua escrita, mas pela série de acontecimentos inacabáveis. No entanto, a trama conduz o leitor para um fim inesperado e emocionante, que fecha com chave de ouro.
Os Goonies é um livro para os amantes do filme, para as crianças que hoje são adultas e para todos que acompanharam essa fantástica história na telinha. Mas também é voltado para o público dos dias de hoje, cativando tanto crianças quanto adultos.