Mesmo não tendo sua existência comprovada, o Rei Arthur da Bretanha é um dos monarcas mais conhecidos no mundo. Ele possui inúmeras histórias de suas aventuras ao lado de seus fiéis cavaleiros, as quais foram sendo mudadas e aperfeiçoadas ao longo do tempo.
Para reunir essas lendas sobre Rei Arthur, o renomado ilustrador e escritor norte-americano Howard Pyle escreveu uma coleção de quatro livros no começo do séc. 19. O primeiro deles foi relançado integralmente agora no Brasil em versão comentada e ilustrada: Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda (Ed. Zahar, 323 pgs., R$ 54,90).
Muitas aventuras são contadas por Pyle, como a retirada da espada na bigorna por Arthur, a obtenção da famosa Excalibur e até mesmo a história sobre como ele conquistou o coração de Lady Guinevere disfarçando-se de jardineiro. Mas não podemos nos esquecer do famoso mago e conselheiro Merlin, que se achava tão sábio e, no entanto, foi destruído pela beleza de uma mulher. Já na Távola Redonda, temos as histórias de dois cavaleiros notáveis, mas não muito conhecidos, Sir Pellias e Sir Gawaine.
O livro é rico em ilustras feitas por Pyle, que descrevem algumas cenas. A própria capa foi feita por ele e descreva a batalha do Rei Arthur contra o Cavaleiro Negro. Já a linguagem do livro é bem formal, com um “atacar-me-iam” de vez em quando, mas dá para entender bem.
Uma coisa que achei muito interessante – mas chata, às vezes – é a inclusão de pequenas frases resumindo um ou mais parágrafos. Ao mesmo tempo em que elas facilitam a procura de certas partes, também nos contam um spoiler. Por isso, o melhor é ignorá-las enquanto lemos.
Esse é um livro que conta ótimas histórias sobre Rei Arthur, algumas das quais gostaria de ouvir antes de dormir. Mas senti falta de uma em especial: a busca pelo Santo Graal. Mesmo assim, foram muitas descobertas sobre o tão lendário rei.
Adquira a versão digital deste livro por R$ 19,90 no iba