PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Se Eu Ficar (livro)

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 6 out 2014, 14h19

beatriz

Conheci este livro pelo trailer do filme e logo fui procurá-lo nas livrarias. Escrito por Gayle Forman, Se eu ficar (Ed. Novo Conceito, 216 pgs., R$ 29,90) é surpreendente. É um romance, mas não daqueles previsíveis, que todo mundo espera que o foco esteja apenas no casal protagonista. E é essa narrativa que torna o livro tão interessante.

se-eu-ficar-e1412607925662

Divulgação

Continua após a publicidade

Mia é uma garota de 17 anos, apaixonada por música clássica e muito apegada à sua família. Seus pais são músicos e, como sonha todo adolescente, são modernos e descolados. Assim como o namorado de Mia, Adam, eles curtem Punk e Rock – o que a faz se sentir um pouco deslocada.  A personagem tem uma forte ligação com o seu irmão mais novo, Teddy, que é a razão de sua vida.

Mas, como nem tudo pode ser perfeito para sempre, o dia a dia da família feliz é interrompido por um grave acidente, que deixa Mia em coma. Tudo fica confuso: em um momento ela estava no carro com os pais e o irmão e, do nada, está parada na estrada, vendo o os corpos de seus pais (e o dela!) estirados no chão.

Continua após a publicidade

Durante os capítulos seguintes, ela se vê vagando pelo hospital onde está internada. Além de acompanhar os procedimentos dos paramédicos para tentar salvá-la, Mia também vê a angústia de seus amigos, parentes e de Adam, que sofre com a situação.

Sem poder falar e muito menos interferir no que está acontecendo à sua volta, Mia se dá conta que precisa fazer uma escolha após ouvir uma enfermeira dizer: “Você acha que cabe aos médicos, aos medicamentos e as máquinas, mas se você ou se vai, a decisão é sua”.

A revelação faz com que ela repense a vida para decidir o que seria melhor: morrer com sua família e sem dor ou viver e enfrentar a nova realidade, com reabilitações e a perda de pessoas tão queridas.

Continua após a publicidade

Se eu ficar é um livro inteligente, brilhante e tocante, que nos faz sentir como parte da história. É quase impossível não sentir o medo e a confusão que a personagem sente logo após o acidente. Além disso, o livro nos faz refletir a todo momento sobre a importância da família e da amizade, além de levantar uma questão interessante: o que faríamos se estivéssemos no lugar de Mia?

nota5

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.