PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – Ubik

Por turma-do-fundao
Atualizado em 20 ago 2024, 11h24 - Publicado em 15 Maio 2013, 17h13

gustavo_majzoub

ubik

Imagem: divulgação (Aleph)

Imagino que muitos de vocês, leitores da MUNDO ESTRANHO e deste blog, sejam grandes fãs de ficção científica. Muitos dos fãs, porém, desconhecem que seus filmes favoritos começaram a tomar corpo muito antes, na forma de livros ou contos, muitas vezes desconhecidos pelo grande público. Quem é fã de Blade Runner Minority Report, por exemplo, talvez nunca tenha ouvido falar que ambos foram inspirados em obras de um dos grandes gênios da literatura americana, Philip K. Dick (para quem ficou interessado, os livros são: Androides Sonham com Carneiros Elétricos? e Minority Report).

Continua após a publicidade

Eu mesmo não conhecia o autor até alguns dias atrás, quando recebi um exemplar de Ubik (Ed. Aleph, 240 pgs., R$ 42)de presente de meu grande amigo e também TdF Pedro Toro, que me disse que, por eu ser fã de Laranja Mecânica, provavelmente ia gostar da história. Adoro distopias, como o próprio Laranja, 1984 e Admirável Mundo Novo, e posso dizer que, nesse sentido, Ubik não me decepcionou.

Escrito em 1969, mas ambientado no ano de 1992, o livro narra a história de Glen Runciter, dono da Runciter & Associados com sua mulher, Ella Runciter, então já falecida, mas que continua a tomar as decisões junto com o marido. Isso graças ao processo de meia-vida, na qual um ser humano clinicamente morto é mantido hibernando dentro de um caixão especial, podendo ser eventualmente “ressuscitado” pelos vivos até sua reencarnação.

O negócio de Runciter é neutralizar agentes com poderes psis, capazes de ler mentes e prever o futuro (mas não alterá-lo), que estão infiltrados em indústrias de grande porte. Para isso, ele utiliza seres chamados inerciais, que neutralizam esses poderes e que são comandados pelo problemático Joe Chip.

Continua após a publicidade

A descoberta de uma inercial com o poder de alterar o passado é seguida pela contratação da empresa para um serviço na Lua, uma das colônias extraterrestres, numa missão ainda cercada de mistérios, que termina com a morte do chefe, Glen. Na desesperada tentativa de possibilitar a meia-vida a Glen e achar o culpado por sua morte, Joe e os inerciais acabam presos num mundo que retrocede sem parar, enquanto recebem mensagens de Runciter, supostamente do além, fazendo-os duvidar de sua própria existência.

Ambientado num futuro dominado pelo consumismo (num grau tão elevado que, para tomar banho ou abrir uma simples porta em sua própria casa, é necessário pagar), onde viagens entre a América do Norte e a Europa podem durar segundos e idas aos planetas e satélites do Sistema Solar são vistas como casuais, Ubik (“em todo lugar”, em latim) é uma paranoica descrição da sociedade decadente imaginada por escritores que, como Dick, vivenciaram a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, tempos em que a destruição do homem pelo homem parecia evidente.

A obra carrega o grande mérito de ser muito bem escrita, além de apresentar uma brilhante descrição psicológica das personagens e uma trama capaz de envolver o leitor até o último e fatídico capítulo (considero o melhor desfecho dentre todos os livros que já li). Pretendo ler também as outras publicações desse mesmo autor, com a esperança de ser ainda mais surpreendido por suas criações futurísticas. Aproveitem a leitura!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.