Suspenses voltados ao público jovem são muitas vezes tidos como fracos e previsíveis. Uma Questão de Segundos (Ed. Arqueiro, 224 pgs., R$ 24,90), do famoso escritor de mistério Harlan Coben, quebra completamente esse preconceito com momentos realmente eletrizantes e tensos.
O livro narra as aventuras de Mickey Bolitar, um adolescente que sempre teve uma vida incomum: viajava muito com os pais e, por isso, morou em diversos países. Quando sua família finalmente se estabiliza, um acidente tira a vida de seu pai e muda toda a sua situação. A mãe de Mickey, transtornada por perder o marido, acaba recorrendo às drogas e, consequentemente, sendo internada em uma clínica de reabilitação.
Depois que se muda para a casa do tio Myron, ele conhece Dona Morcega, uma idosa que mantém segredos assustadores e que fica enchendo sua cabeça de informações que o obrigam a agir e trabalhar para o Abrigo Abeona, organização que protege crianças e adolescentes – e que, supostamente, está vigiando Mickey por algum motivo obscuro.
Além de tentar compreender os motivos para o símbolo do Abeona aparecer em muitos lugares, Mickey ainda recebe uma notícia que o deixa abalado: a mãe de sua amiga Rachel Caldwell foi morta e a garota, baleada. Mickey também acaba envolvido nessa história e precisa descobrir quem causou tudo isso.
Harlan Coben explora a vida de adolescentes de um modo surpreendente: uma hora Mickey está trocando SMS com a garota mais desejada da escola e discutindo com valentões. Momentos mais tarde, está fugindo de bandidos ou até de policiais.
É impossível largar o livro e não se pegar pensando na trama. A história é cheia de correrias e surpresas e, mesmo com toda a tensão que ronda a vida de Mickey e seus amigos, é bem provável que Uma Questão de Segundos ainda consiga arrancar muitas risadas de você.
Adquira a versão digital deste livro por R$ 16,99 no iba