Vivian Contra o Apocalipse (Ed. Agir Now, 288 pgs., R$ 29,90) é o primeiro livro da autora Katie Coyle. Com um enredo original, cheio de mistérios e suspense, Katie nos surpreende com sua narrativa leve e cativante. Sem o clichê de zumbis, vírus letal ou o mundo sendo invadido por alienígenas, o mistério aqui é o Arrebatamento, um evento apocalíptico religioso.
Vivian Apple, 17 anos, é uma garota que faz o gênero certinha: tira notas boas, não bebe, não fuma e é obediente aos seus pais. Tudo isso começa a mudar quando os pais decidem se tornar adeptos da Igreja Americana, uma instituição conservadora que prega a submissão das mulheres aos homens e condena a homossexualidade e qualquer movimento que ameace a família e a Igreja. O líder da instituição é Frick, que jura que Deus e os anjos se revelaram para ele a fim de que pregasse que apenas os que forem crentes da Igreja Americana seriam salvos num evento chamado Arrebatamento – uma espécie de resgate divino dos escolhidos. Os descrentes seriam mortos no apocalipse, que ocorreria seis meses depois.
Enfim chega o dia do tal Arrebatamento. Vivian volta para casa após uma festa e encontra apenas o silêncio e dois buracos no teto do quarto dos pais, que sumiram – assim como milhares de outros americanos seguidores da Igreja. Vivian decide, a princípio, seguir em frente, mas começa a questionar se os seus pais estariam vivos ou não. Até que ela encontra sinais de que tudo não passou de uma grande farsa. Logo, Vivian se vê embarcando junto com seus amigos em uma road trip pelos Estados Unidos atrás de respostas sobre o paradeiro de seus pais e das outras pessoas arrebatadas.
Por meio da personagem Katie, uma das amigas da protagonista, o livro critica a sociedade atual, em que as pessoas se aproveitam da fé e religião das outras visando o beneficio próprio. Também aponta que doutrinas são impostas de modo a condenar qualquer tipo de questionamento sobre elas, além de pregar a intolerância contra o “incomum”.
Uma das coisas mais legais durante a leitura é ver o desenvolvimento de cada personagem ao se deparar com as situações a que estão expostos. Em pouco tempo vemos, por exemplo, a evolução de Vivian: uma garota certinha que vive à sombra dos desejos dos pais e que, gradativamente, passa a ser a heroína da sua própria história e a autora de suas escolhas.
Com uma trama espetacular, Vivian Contra o Apocalipse é uma boa pedida para os amantes de um ótimo mistério que estão dispostos a sofrer junto com a protagonista em busca de respostas. O livro possui uma sequência que ainda não foi lançada no Brasil.