Fala galera! Hoje a minha dica é o livro Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros, obra que deu origem ao filme homônimo lançado em 2012. Escrito por Seth Grahame-Smith e publicado pela Intrínseca, o volume possui 336 páginas. E não se deixe enganar – ele é muito melhor que o longa.
O livro narra os detalhes da vida do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, dando ênfase em um lado obscuro da trajetória do governante norte-americano que poucas pessoas conhecem: o de caçador de vampiros. É tudo ficção, claro, mas o autor pesquisou bastante para tornar a trama tão realista quanto possível.
A obra é dividida em três partes (Menino, Caçador de Vampiros e Presidente) e é construída principalmente com base em um suposto diário escrito pelo próprio Abe, onde ele transcrevia todas as suas emoções, pensamentos e aventuras com seu machado, além de contar sua trajetória na política e no combate à escravatura.
Com um ritmo bacana e momentos dramáticos e engraçados, o livro é cativante, rico em personagens e te deixa intrigado do começo ao fim. Além disso, ele muda completamente sua visão sobre fatos históricos que você podia jurar que foram causados por humanos. É justamente esse ponto que chama a atenção: apesar de a obra ser fictícia, todos os elementos são reais, como lugares, situações, personagens, etc. Até Edgar Allan Poe faz uma aparição na história, algo que achei espetacular!
O livro também é banhado de sangue, com cenas de ação que vão desde as simples mordidas de vampiros até pedaços de cérebro voando pelos ares. Não querendo dar spoiler, mas já dando, uma das minhas passagens favoritas é quando há uma luta contra um vampiro-médico. E depois que você pesquisa um pouco e descobre que esse médico existiu de verdade, a única coisa que você pensa é: “uau, que demais!”.
O volume também possui algumas fotos impressionantes para “provar” ao leitor que tudo aquilo narrado é real. Escrita basicamente em terceira pessoa, a obra é composta também por muitos trechos do diário secreto de Abraham. Ou seja: é como se o próprio presidente estivesse contando sobre sua luta contra dois males que se interligam: vampiros e a escravidão.
Nem preciso dizer, mas gamei no livro. Recomendo a todos! Ah, e uma dica: se forem adquiri-lo, tentem encontrá-lo com sua capa original, e não a baseada no filme. A primeira é muito mais bacana!