Angry Birds é um dos jogos mais famosos e divertidos da atualidade. Quem nunca se pegou arremessando passarinhos em porcos, num momento de desocupação? O game fez tanto sucesso que ganhou várias versões, uma no Rio de Janeiro (baseada no filme Rio), uma numa galáxia muito, muito distante (baseada na série cinematográfica Star Wars) e uma versão no espaço.
Em março de 2012, a Rovio, numa parceria com a National Geographic, lançou o livro Angry Birds Space – Um Voo Irado Até A Fronteira Final (Ed. Abril, 159 pgs., R$ 20), cujo objetivo principal era ajudar as pessoas a jogar o então recém-lançado Angry Birds Space.
Dividido em quatro partes, o livro, basicamente, ensina sobre o espaço em textos curtos e divertidos. A cada página que se passa, pode-se aprender um fato novo sobre a galáxia em que vivemos e ainda se divertir com os passarinhos, que foram inseridos em cenários reais do espaço. Os dois primeiros capítulos são bem legais, mas os dois últimos são as melhores partes do livro, pois falam sobre o sistema solar sideral e sobre o espaço profundo.
Uma coisa que contribui para o nosso conhecimento são os Astrofatos. Presentes em todas as páginas, eles são pequenas curiosidades relacionadas ao assunto representado (por exemplo: “Em 1906, um astrônomo americano criou a teoria de que uma antiga civilização construiu canais em Marte antes de desaparecer”, quando o tópico da página é “Há vida em Marte?”).
O livro, em si, não ajuda muito a jogar Angry Birds Space, e é meio infantil em certos aspectos. Algumas coisas podem parecer bobas – as falas dos passarinhos são um ótimo exemplo disso. Apesar disso, é divertido, informativo e cheio de gravuras de nossos passarinhos favoritos.
Em outras palavras, se pensar em comprar o livro pra aprender algum macete de Angry Birds Space, desista. Mas, se você quiser adquirir um livro curto e recheado de curiosidades sobre o espaço, Um Voo Irado Até A Fronteira Final é perfeito pra você.