Assassinato no Expresso do Oriente (Ed. Nova Fronteira, 196 pgs., R$ 19,90) é um dos livros mais conhecidos da rainha dos romances policiais Agatha Christie. A trama é rápida e consegue prender o leitor facilmente com a engenhosidade da história e com o suspense que paira durante cada capítulo do livro.
Hercule Poirot, um dos detetives mais recorrentes das obras de Christie, está voltando rapidamente da Turquia para Londres no Expresso do Oriente quando se envolve com um complexo assassinato que acontece de uma hora para outra dentro do trem lotado. O homem assassinado, M. Ratchett, é brutalmente morto com 12 facadas.
O defunto é encontrado quando o trem expresso é detido por uma forte nevasca a meio caminho da Iugoslávia. Ratchett era um homem rico e com muitos inimigos, o que deixa o trabalho do detetive belga ainda mais complicado. Agora, caberá a Poirot descobrir quem é o verdadeiro assassino, mas, diante de tantos passageiros com histórias diferentes, o detetive percebe que aquele caso pode parecer mais difícil do que ele imagina.
Rapidamente, Poirot descobre que Ratchett fora um sequestrador e assassino fugitivo dos EUA. Ele, na verdade, se chamava Cassetti e o seu crime foi matar brutalmente uma menininha. Além de destruir toda a família da garota, Cassetti ganhou muitos inimigos no que ficou conhecido como o “Caso Armstrong”.
Não dá para descrever muito esse livro, afinal ele se trata de uma obra de suspense e a graça está no fato de tentarmos descobrir quem é o verdadeiro culpado. O que se pode adiantar dessa trama é que o final é muito surpreendente. Durante a leitura, você certamente vai ficar imaginando os possíveis finais e posso garantir que o desfecho oficial é bem diferente daquele que você imaginou.
A escrita de Agatha Christie é rápida e fluida, mas, em alguns momentos, o leitor pode ficar confuso com os termos em francês que são usados durante o livro. A engenhosidade da história impressiona e consegue prender o leitor com grande facilidade. Em determinados momentos, somos pegos roendo as unhas ao tentar descobrir o que está escrito nas entrelinhas.
Assassinato no Expresso do Oriente é uma das obras mais reconhecidas de Agatha Christie e já foi adaptado diversas vezes para a TV e o cinema.