E aí galera, tudo certo?
Assim como eu, creio que a maioria de vocês seja fã do Batman, o bilionário que usa seus dons intelectuais e marciais para combater o crime em Gotham City. Muitos de vocês devem conhecê-los pelas HQs, séries animadas e filmes, mas devo perguntar: já assistiram à série do Batman dos anos 40?
A série foi criada em 1943. A televisão já existia, mas ainda não era a mídia mais popular. Nessa época, as pessoas iam aos cinemas para as chamadas “matinês”. Nelas, eram exibidos diversos tipos de séries, cujos episódios eram semanais.
A série consiste em mostrar Batman e Robin (Lewis Wilson e Douglas Croft, respectivamente) enfrentando o vilão japonês Dr. Tito Daka (J. Carrol Naish) para proteger Gotham. O programa é muito bom. Claro que algumas situações, para nós, em pleno 2013, podem parecer toscas (um capacete que controla pessoas, ter que tirar uma bomba dos trilhos de um trem, ser jogado de um prédio e ter seu corpo trocado por um boneco…), mas tentem se imaginar em 1943. O mundo vive uma Guerra Mundial, pessoas no mundo todo temem invasões de exércitos ou bombardeios por aviões estrangeiros. Qual o melhor modo de fazer essas pessoas se sentirem “protegidas”? Com um herói de cinema, é claro.
Outro ponto curioso da série é o fato de não mostrar a origem de Bruce Wayne. Ela supõe que todos conhecem a história do Batman. O que é excelente! Principalmente nos dias atuais, já que somos constantemente bombardeados com novas versões do herói, cuja origem é imutável. Ponto pra série, que fez, 70 anos atrás, o que os roteiristas atuais deveriam fazer.
Os episódios foram reunidos num box pela Classicline em 2010 (a mesma empresa que lançou a série do Capitão Marvel/Shazam), que pode ser meio difícil de ser encontrado em lojas. Por isso, o melhor a fazer, caso queira comprar o box, é entrar no site e ver como adquirir o produto.
Em resumo, com uma boa história e cenas de ação muito boas e divertidas, o Batman dos anos 40 é perfeito pra redescobrir o cinema antigo e ter horas de diversão com a família.