A Disney é mestre em fazer clássicos musicais. O Rei Leão, A Bela e a Fera, Aladdin e A Pequena Sereia são ótimos exemplos disso. Com Frozen – Uma Aventura Congelante, dirigido por Chris Buck (diretor de Tarzan) e Jennifer Lee (roteirista de Detona Ralph), não é diferente. É um verdadeiro espetáculo! Mas que, afinal, não é pra todo mundo.
O filme é baseado no conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen. Na história, a garota Anna (voz de Kristen Bell) se une ao homem da montanha Kristoff (Jonathan Groff) numa jornada para encontrar Elsa, a Rainha da Neve (Idina Menzel), e pôr um fim ao feitiço que colocou seu reino sob um inverno eterno.
Há muitos pontos positivos, começando pela modernização dos personagens. Os estereótipos são todos quebrados: o príncipe encantado não é aquela perfeição que aparenta e as mulheres mostram que não precisam de nenhum homem que as proteja. Além disso, vale destacar o personagem Olaf (Josh Gad). O boneco de neve é muito engraçado e foi uma pena não ter desenvolvido um papel maior.
Olaf e a rena Sven: “é meio complicado quando pedem pra gente ‘quebrar um galho’”
A animação digital faz um ótimo uso do 3D e é visualmente deslumbrante. Já as músicas não foram muito bem espalhadas pelo filme. A maioria delas se concentra na primeira metade do longa, o que torna essa parte um pouco cansativa e ofusca trechos legais da história. Mas o jeito é entrar na onda e aproveitar as músicas também, que são muito bem interpretadas. Existem duas ou três em especial que eu realmente admirei.
Kristen e Idina têm vozes fortes e muito bonitas! Deixo a dica para que assistam à versão legendada. Eu particularmente não curti a dublagem nacional nas canções, principalmente da personagem Elsa. Vale a pena conferir as versões originais.
Frozen não tem o brilho de clássicos anteriores, mas é um bom filme e vai agradar seu público alvo. A história tem um tom emocionante, ótimas vozes e algumas surpresas. Fique atento: uma das princesas Disney aparece bem rapidamente quando Anna abre os portões do castelo. Consegue achá-la?