Nicholas Sparks é um escritor sinônimo de sucesso por suas obras emocionantes. Em O Melhor de Mim (Ed. Arqueiro, 272 pgs., R$ 29,90), não é diferente. O autor mescla uma história de amor impossível com o drama de escolhas importantes, além de surpreender com um final arrebatador.
Há 25 anos, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente um pelo outro. Os dois jovens viviam vidas bastante diferentes. Amanda é uma Collier, ou seja, ela precisa ser, tradicionalmente, uma moça refinada que não se envolve, de forma alguma, com homens que estejam abaixo de sua classe. Dawson, entretanto, nasceu numa família de criminosos da cidade de Oriental. Sendo diferente do restante dos familiares, Dawson acreditava que, junto com Amanda, ele podia fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele.
Infelizmente, no último ano na escola, a realidade que cercava o casal fez com que os dois se separassem de uma forma cruel e rápida. Agora, depois de 25 anos, eles estão de volta à cidade de Oriental para o velório de Tuck Hosetler, um antigo amigo do casal.
A morte do homem parece que tem apenas um propósito: reaproximar Amanda e Dawson. Num único final de semana, o casal sente que os anos que passaram só serviram para intensificar o amor ainda mais. Eles percebem que talvez o reencontro faça seus destinos mudarem para sempre.
Sem dúvidas, O Melhor de Mim é um dos melhores livros de Nicholas Sparks. O autor envolve o leitor de forma diferente. A história, apesar de não ser inovadora, pode agradar até mesmo aqueles que não são fãs de drama. A trama é convincente e os personagens criados pelo escritor agradam muito o leitor.
As escolhas que os protagonistas enfrentam são o que tornam o livro ainda mais emocionante. O livro é repleto de frases de efeito que nos fazem pensar muito sobre tudo que está ao nosso redor.
Não quero dar spoilers, mas o final do livro é surpreendente e arranca lágrimas de qualquer marmanjo. Meu único conselho é: esteja com uma caixa de lenços de papel do seu lado quando chegar perto dos capítulos finais.
Ah, também vale conferir a adaptação cinematográfica de O Melhor de Mim, estrelada por James Marsden e Michelle Monaghan.