Para os fãs de zumbis que não aguentam mais esperar pela volta de The Walking Dead, eis um alívio: já está nas livrarias a versão brasileira do livro The Walking Dead – Os Bastidores (Ed. Novo Século, 202 pgs., R$ 49,90), de Paul Ruditis. Trata-se de um guia autorizado por Robert Kirkman (criador da série) com detalhes, curiosidades e fotos incríveis.
O livro relata todos os processos por trás das câmeras realizados para levar ao ar a série que virou sinônimo de sucesso. Com depoimentos do próprio Kirman e do ex-produtor Frank Darabont, a obra revela todo o processo criativo, desde a ideia de um vírus alienígena até a infecção que foi mostrada na TV.
Ao ler o livro, nos deparamos com as dificuldades que foram enfrentadas para produzir e concretizar a série, incluindo a criação dos efeitos especiais, a escolha dos atores, a escolha dos cenários, etc. Podemos ver como são feitas as maquiagens de zumbis, como foi a adaptação dos quadrinhos para a TV e até mesmo como foram produzidos os roteiros de alguns episódios, além de conferir os comentários de alguns atores.
Uma das curiosidades relatadas é a “escola de zumbi”, um treinamento em que os figurantes tiveram que mostrar suas habilidades como walkers para o diretor de efeitos especiais George Nicotero. “Aquilo fez muita diferença”, diz ele.
Uma dica: as páginas de curiosidades amarelas “cortam” o texto principal algumas vezes. Recomendo que vocês leiam primeiramente as páginas normais e depois voltem para as amarelas, que trazem um ótimo conteúdo.
Os fãs poderão conhecer elementos dos quadrinhos que não foram adaptados, enquanto os fãs dos quadrinhos poderão ver como foi feita a tradução de cenas marcantes para a televisão. Rico em detalhes, o livro não pode faltar na coleção de nenhum fã.