Que os Vingadores passaram por muita coisa juntos, todo mundo sabe. Mas o inimigo de A Queda (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Vol. 34. 168 pgs., R$ 29,90), é com certeza o pior de todos, pois ele sabe o que os Vingadores fazem, falam e pensam. Ele sabe de tudo. Como? Está dentro do grupo.
A HQ mostra os Vingadores passando por uma crise em várias frentes: a Mulher-Hulk enlouquece, o Homem-Formiga, Visão e Gavião Arqueiro aparentemente morrem e a Vespa fica ferida, entre outros problemas. Logo, tudo se revela uma ação coordenada feita por uma única pessoa – um dos membros da equipe.
A história marca o fim de uma geração e já é um gancho para a chegada dos Novos Vingadores (outra graphic novel presente na coleção), para a Guerra Civil, para a Dinastia M e outras sagas importantes da Marvel nos anos 00. Em A Queda, vemos flashbacks dos melhores momentos do supergrupo, em paralelo com sua destruição.
O roteiro é interessante. Algumas cenas deixam o leitor boquiaberto, questionando-se se aquilo que ele leu aconteceu realmente. Se quisessem nomear essa obra de Vingadores – A Reviravolta, seria perfeitamente adequado. Romances acabam, heróis morrem, lutas são perdidas e o fim chega. Nessa edição, os Vingadores perdem membros, amigos e, o pior, perdem o grupo. Cada um vai para o seu canto e a maior organização de heróis acaba assim, da noite para o dia.
A HQ é de Brian Michael Bendis (Roteiro) e David Finch (Arte), mas conta com várias ilustrações de outros momentos dos Vingadores feitas por ilustradores diversos. A linda arte da revista abusa de cores escuras, deixando a história com um estilo mais sombrio.
Vale cada centavo.