A Catastrófica História de Nós Dois, livro surpreendente escrito por Jess Rothenberg e lançado pela editora Rocco, é um livro que, à primeira vista, parece simples, bobo e muito mais “religioso” do que realmente é. Mas você irá descobrir, no decorrer da história, que não é possível sequer entender o que o título realmente significa sem mergulhar no encantador mundo que a autora cria.
O livro conta a história de uma garota de 16 anos, Aubrie, que vê seu mundo mudar completamente durante um jantar com seu namorado, Jacob. Ao ter seu coração partido – literalmente – e morrer, ela deixa para trás três amigas, o irmão mais novo, seus pais e um cachorro.
Após esse fim trágico, a garota vive uma experiência de além-vida e, quando tem a oportunidade de retornar como espírito, descobre que o mundo que deixou para trás está se desintegrando: seu namorado esconde um segredo, uma de suas melhores amigas está envolvida em uma história que pode quebrar seu coração e seus pais estão se separando.
Triste e perdida em sua nova realidade, Brie conhece uma Alma Perdida Residente, Patrick, que apresenta a ela os estágios que a separam do momento em que ela conseguirá seguir em frente: negação, raiva, barganha, tristeza e aceitação.
A narrativa de Jess Rothenberg, no papel de uma adolescente que acabou de enfrentar a morte e precisa descobrir um mundo novo, é sensível, e pode se tornar um pouco monótona em um primeiro momento para aqueles que, como eu, não são muito fãs de leituras com um tom mais adolescente e romântico. Mas a história e a personagem amadurecem no decorrer das páginas e tornam a narrativa muito mais bem desenvolvida e articulada do que se poderia esperar. Longe de um clichê comum, o final é surpreendente e se encaixa perfeitamente com a história, sem dar a impressão de ser forçado.
Recomendo esta leitura, que traz referências aos anos 80, para todos que gostam de finais surpreendentes, daqueles que fazem cada página valer a pena quando você encontra o ponto final.