Você curte O Pequeno Príncipe, clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry? Sempre quis saber como seria uma continuação, embora o autor tenha morrido em 1944? Pois O Retorno do Jovem Príncipe (Ed. Fontanar, 112 pgs., R$ 24,90) é a chave das respostas – ou não – para todos aqueles que se perguntavam o que tinha acontecido ao príncipe após o regresso ao seu asteroide.
Escrito pelo poeta argentino A. G. Roemmers, o livro é uma espécie de epílogo para a história de Saint-Exupéry, contando o que pode ter acontecido depois do final. Enquanto dirige numa estrada deserta da Patagônia, um homem se depara com a estranha aparição de um jovem rapaz envolto por um cobertor. O que ele não sabe é que, muito tempo atrás, aquele jovem esteve na Terra e fez parte de uma das histórias mais conhecidas do mundo.
O garoto, que retorna ao nosso planeta após ter passado pela morte de sua querida rosa e a descoberta do engano em relação ao carneiro desenhado em uma folha de papel, se vê na difícil tarefa de encarar a realidade e crescer como todos os adultos, deixando sua imaginação e inocência de lado.
O livro traz certas características que remetem ao livro de Saint-Exupéry, mas a abordagem é diferente. Envolto com as questões da vida adulta, o personagem central às vezes parece estar desnorteado e sem rumo.
Pra quem gosta de O Pequeno Príncipe, este livro pode trazer certas realidades que nós não queremos descobrir. Particularmente, ainda penso que o jovenzinho está colocando a redoma sobre sua rosa todos os dias e cuidando dos seus vulcões.
Adquira a versão digital deste livro por R$ 15,90 no iba