O Almanaque da Música Pop no Cinema (Editora Lua de Papel, 216 págs., R$ 59,90) é um livro escrito pelo jornalista e guitarrista Rodrigo Rodrigues trazendo histórias, curiosidades e muitas informações que nos fazem viajar no tempo enquanto aprendemos sobre as trilhas sonoras que marcaram gerações.
O prólogo já começa citando gênios como John Williams e Bill Conti, e o livro se desenvolve como uma linha do tempo sobre ícones da música e do cinema, falando sobre Elvis, Beatles, De Volta Para O Futuro, Os Caça-Fantasmas, Escola do Rock, Homem de Ferro, Batman e muitos outros.
Um dos destaques é o período definido pelo autor como “o grande casamento da música pop com o cinema”, nos anos 80, marcado pelo filme O Cantor de Jazz, primeiro a ter diálogo e trilha sonora sincronizados às cenas.
O livro é construtivo e possui uma notável qualidade gráfica, que transforma a união dessas duas mídias em uma história leve e divertida. Há pequenas falhas, como alguns nomes importantes que recebem pouco destaque, mas não haveria mesmo como citar todos os filmes com a presença do pop e ainda garantir profundidade em todos eles. Não faz mal: é apenas a oportunidade perfeita para uma atualização ou uma parte dois, que o autor já considera fazer.
Recomendo a leitura para quem quer ficar por dentro da história da sétima arte. Quem já curte o assunto e sabe bastante a respeito, porém, poderá aproveitar e relembrar alguns épicos de sua história.