
A série de TV clássica do Batman exibida nos anos 60 continua sendo homenageada no segundo volume de Batman ‘66: Rei Tut Ataca! (Ed. Panini Books, 132 págs.). Esse encadernado da DC Comics contém histórias divertidas e inéditas originalmente publicadas no gibi norte-americano Batman ’66, edições 5 a 8.
A série começou a ser exibida em 1966 e foi encerrada em 1968, contando ao todo 60 histórias e 120 episódios. O seriado ficou conhecido por ser uma “sátira consentida” em que o humor e o grotesco eram os pontos altos da narrativa das aventuras. Os episódios eram muito engraçados e até mostravam um Batman fora de forma e desleixado, interpretado por Adam West.
Dentro desse mesmo universo, Batman ’66 é uma expansão contemporânea do seriado e traz histórias que conseguem capturar essa atmosfera bem-humorada, descrevendo situações absurdas e inesperadas. Além da história em que a dupla enfrenta o Rei Tut, também há uma aventura contra o Traça e outra contra o Sandman.
A HQ foi escrita por Jeff Parker, roteirista que já trabalhou em Thunderbolts, Flash Gordon e Aquaman nos Novos 52 e Tom Peyer, roteirista de diversas HQs da Marvel e DC Comics. O roteiro é muito bem pensado e a leitura é leve, engraçada e despretensiosa, fisgando o leitor. É agradável para todos os públicos.
A arte é muito bonita e cumpre o seu papel. A coloração e os traços dos desenhos lembram muito uma TV dos anos 60 e trazem aquele ar grotesco e colorido do seriado para as folhas do quadrinho, com cores desfocadas e desbotadas.
Batman ’66 é definitivamente uma leitura ótima para passar o tempo e dar ótimas risadas. Mesmo sem muitas reviravoltas ou conflitos de grande magnitude, a HQ oferece uma experiência atraente tanto para os fãs antigos quanto para os iniciantes.