Com um ar bem leve e colorido, Mulheres – Retratos de Respeito, Amor-próprio, Direitos e Dignidade (Ed. Sextante. 160 págs., R$ 39,90) é a coletânea das ilustrações de Carol Rossetti em seu projeto Mulheres. A iniciativa, que começou na internet, ganhou força nas redes sociais, alcançou outros países e acabou se tornando um livro impresso, retratando mulheres e os conflitos com os quais elas lidam por conta de seus corpos, orientação sexual, escolhas, estilos de vida e muitos outros fatores.
O livro divide as ilustrações em seis temas: corpo, moda, identidade, escolhas, amores e valentes, sendo que cada um deles apresenta, de forma curta e prática, os problemas enfrentados por muitas mulheres dentro daquele assunto.
As personagens que dão vida aos assuntos do corpo e da moda abordam alguns tabus da aparência física da mulher, como depilação, marcas na pele, as formas do corpo, as deficiências físicas e muitos outros aspectos. Além dos detalhes da aparência, é abordada também a forma como as roupas, o cabelo, a maquiagem, as tatuagens e até as unhas interferem na visão que a sociedade tem das mulheres.
A identidade feminina é vivida por personagens de diferente orientação sexual, etnia, escolha religiosa, identidade de gênero e idade, todas elas com sua identidade questionada por várias pessoas, inclusive sua família. Várias escolhas são abordadas, como a da profissão, a de querer ou não ter filhos, a de ter família e a de se divorciar.
As vidas amorosas também são colocadas em pauta, evidenciando que a liberdade feminina deve estar presente na vida afetiva sem que haja intervenção alheia nas medidas tomadas pelas mulheres. Por fim, a valentia de muitas mulheres é citada. Valentia essa que se encontra nas mulheres que enfrentam sua vida depois de abusos sexuais, nas mulheres que sobrevivem aos traumas que carregam, nas que sobreviveram a doenças e em muitas outras situações.
Mulheres é, em um contexto geral, uma forma de apoio às mulheres. Todas as mulheres. O livro busca compreender e aceitar as mais diversas características e escolhas femininas, respeitando cada mulher como um ser único e independente. As ilustrações, colocadas junto com os pequenos textos, passam as mensagens da autora de forma simples e objetiva, fazendo com que o conteúdo dessa mensagem seja compreendido.