Nessa época de volta às aulas, muitos de nós passamos por mudanças no nosso dia-a-dia. Seja de escola, de amigos ou, até mesmo, ingressando na faculdade. E todos os anos tentamos ser mais legais do que no anterior – bem, pelo menos a maioria. Sydney é uma garota que sempre gostou de ser invisível, especialmente por ser irmã de Peyton, um dos jovens mais populares e bonitos da cidade. Após inúmeros problemas envolvendo álcool e drogas, seu irmão acaba atropelando um inocente e deixando-o paraplégico. E é aí que a vida da família começa a mudar, fazendo com que Sydney precise crescer e mudar junto. É com essa premissa que Sarah Dessen inicia Os Bons Segredos (Ed. Seguinte, 408 pgs, R$ 34,90).
O livro inicia pesado, mas a história começa a ficar mais engraçada e interessante quando Sydney muda de escola e conhece a família Chatham. É a partir daí que ela começa a questionar seu papel dentro da família e no mundo.
Enquanto isso, seus pais fazem de tudo para acreditar que Peyton é inocente, deixando a filha mais nova de lado. Sentindo-se solitária em sua própria casa, ela passa cada vez mais tempo com seus novos amigos e sua mudança se torna cada vez mais real. Mas sua personalidade altruísta coloca em risco sua própria independência, fazendo com que ela perceba que precisa assumir o controle sobre sua vida e enfrentar seus medos.
Ainda que o livro acompanhe o crescimento de Sydney, a história é um pouco lenta e, para piorar, acompanhada de um romance morno. Ainda assim, a leitura é cativante e você simpatiza facilmente com os personagens, que são bem construídos. Você sofre junto com a personagem. O final é bastante aberto e você fica querendo entender melhor o que se sucedeu, mas não há previsão de continuação para a história.
Se você curte livros tranquilos, mas reflexivos, a obra de Sarah Dessen é uma boa pedida. O livro é uma ótima companhia para esse finzinho de férias. Só não espere reviravoltas surpreendentes e uma narrativa extremamente envolvente.